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Sobre o PET

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O que é o Programa de Educação Tutorial


O idealizador do Programa de Educação Tutorial (antigo Programa Especial de Treinamento – PET) foi o professor e ex-diretor geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) , Cláudio de Moura Castro. Ele se baseou em programas de natureza semelhante como os Honours Programs, que consistiam em programas oferecidos em algumas universidades americanas que visavam uma melhor formação de alunos de graduação. A primeira experiência brasileira foi um programa implantado na Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que seguia a tradição de Oxford e Cambridge em exigir redação semanal de trabalhos sobre assuntos diversos.
Foram justificativas para a criação do programa: má qualidade de ensino superior e dos alunos que ingressavam nas Universidades e a demanda para o aumento de vagas nas instituições superiores de ensino (IES), sem o devido aumento da qualidade das mesmas. Pensou-se, então, em selecionar um grupo de alunos com base em seu histórico acadêmico onde facilmente se achariam os melhores e concentrar esforços de orientação para uma melhor formação de graduação, visando a carreira acadêmica.
Assim, em 1979, foram criados os primeiros grupos do país: Economia – UnB; Economia – PUC RJ; Direito – USP capital. O PET foi aperfeiçoado e ampliado durante 20 anos sob o acompanhamento e avaliação da Capes. A partir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Ensino Superior- SESu/MEC.
O programa é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação, desde que obedecidas as regras do Programa.
O PET é integrado por grupos tutorias de aprendizagem, e busca propiciar aos alunos, sob orientação de um professor tutor, condições para realização de atividades extra-curriculares que favoreçam a sua formação acadêmica tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação. As atividades extra-curriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir a formação global do aluno, procurando atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, espera-se proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
O Programa Educação de Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseadas nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não se resume em proporcionar ao bolsista apenas uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, e não se isenta da responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.
Fonte: Unesco e MEC/SESu



Mais informações no portal do Ministério da Educação (link).

Programa de Educação Tutorial – PET Engenharia Elétrica