VI Olimpíada de Engenharia Civil – Pontes de Papel 2010

Você está em: Atividades > Olimpíada de Engenharia Civil > VI Olimpíada de Engenharia Civil - Pontes de Papel 2010

Primeiro lugar

Segundo lugar

Terceiro lugar

Confira aqui a divulgação da VI Olimpíada da Civil na TV, jornais e internet!

Fotos:

FOTOS DA MONTAGEM DAS PONTES

FOTOS DA EXPOSIÇÃO E AVALIAÇÃO DO QUESITO ESTÉTICA

FOTOS DA RUPTURA DAS PONTES

FOTOS DA PREMIAÇÃO

Vídeos:

VÍDEOS INDIVIDUAIS DAS RUPTURAS e REPORTAGENS SOBRE O EVENTO

Sobre o evento

A VI Olimpíada de Engenharia Civil da UFJF – Pontes de Papel – é uma promoção do PET-Civil e conta com o apoio da Faculdade de Engenharia. Esta é a 6ª edição do concurso que vem sendo realizado anualmente na UFJF e tem entre seus objetivos: fazer com que o estudante de engenharia e arquitetura identifique na prática os conceitos aprendidos em sala de aula; incentivar o trabalho em equipe; promover uma integração entre os cursos e estimular a criatividade e o aprimoramento dos participantes.

Inscrições encerradas!

Edital do concurso aqui!

Dados para o projeto aqui!

Tutorial (em inglês) para montagem de um ponte de papel. Contém algumas dicas de como montar a ponte passo a passo aqui.

Datas Importantes:

Inscrições de 01 a 17  de Setembro;

Reunião com os líderes das equipes: 14 horas do dia 24 de Setembro (sexta-feira);

Entrega do Projeto das Pontes: até às 18h do dia 29 de Setembro (quarta-feira);

Montagem das Pontes: a partir das 8h do dia 01 de Outubro (sexta-feira);

Entrega das Pontes montadas e dos Pôsteres: até às 18h do dia 04 de Outubro de 2010 (segunda-feira);

Exposição das Pontes: manhã do dia 06 de Outubro (quarta-feira);

Ruptura das Pontes: a partir das 14h do dia 06 de Outubro (quarta-feira).

Para calcular as forças nas barras da ponte, poderá ser utilizado um software desenvo­l­vido no Tecgraf da PUC/RJ chamado Ftool, que se encontra dinsponível na seção pra downloads. Se a sua equipe tiver dúvidas de como usar o programa, procure agendar um horário de atendimento, que pode ser feito na seção de contato, colocando no campo de assunto Ftool.

Serão ministrados minicursos de Ftool (com duração de 1 hora cada) nos dias 20 a 24 de Setembro das 17h às 18h para as equipes que tiverem dúvidas na utilização deste programa usado no cálculo das forças nas barras para o projeto da ponte.

Veja também: Vídeos da VI Olimpíada de Engenharia Civil.