V Olimpíada de Engenharia Civil – Pontes de Palito de Picolé 2009

Você está em: Atividades > Olimpíada de Engenharia Civil > V Olimpíada de Engenharia Civil - Pontes de Palito de Picolé 2009

PONTES DE PALITO DE PICOLÉ

V Olimpíada de Engenharia Civil – Pontes de Palito de Picolé – é uma promoção do PET-Civil e conta com o apoio da Faculdade de Engenharia. O evento tem vários objetivos básicos entre eles: fazer com que o estudante de engenharia e arquitetura identifique na prática os conceitos aprendidos em sala de aula; incentivar o trabalho em equipe; promover uma integração entre os cursos e estimular a criatividade e o aprimoramento dos participantes.

Datas do Evento:

Inscrições até 4 de Setembro;

Entrega do Projeto das Pontes: até as 18h do dia 21 de Setembro (segunda-feira).

Montagem das Pontes: dia 25 de Setembro (sexta-feira)

Exposição das Pontes: manhã do dia 30 de Setembro (quarta-feira)

Ruptura das Pontes: a partir das 14h do dia 30 de Setembro (quarta-feira)

Para calcular os esforços nas barras da ponte, pode ser utilizado um software desenvo­l­vido no Tecgraf da PUC/RJ chamado Ftool, que se encontra dinsponível na seção pra downloads.  Se a sua equipe tiver dúvidas de como usar o programa, procure agendar um horário de atendimento, que pode ser feito na seção  de contato,colocando no campo de assunto Ftool.

Devido à grande procura de monitoria do Ftool, em breve, será disponibilizado um tutorial básico de Ftool para auxiliar os cálculos dos esforços das barras das pontes.

Dúvidas quanto ao projeto e à montagem das pontes poderão ser exclarecidas numa reunião com os líderes das equipes às 14h do dia 15 de Setembro (terça-feira), na sala do PET-CIVIL, Galpão I.

Agradecemos a participação de todos que foram à V Olimpíada de Engenharia Civil – Pontes de Palito de Picolé. O evento foi um sucesso graças ao esforço das equipes que demonstraram empenho na construção de suas pontes.

[local /files/2009/10/V-Olimpiada-de-Engenharia-Civil-2009.wmv]

Video montagem da ruptura das pontes

[local /files/2009/10/materia-MGTV-V-Olimpiada-de-Engenharia-Civil.wmv]

Video: reportagem MGTV sobre a V Olimpíada de Engenharia Civil 2009 (2.12MB)

obs: Pode levar alguns minutos para carregar o video. É necessário ativar o plug-in do Windows Media Player para visualizar esse video. Caso aparecer apenas uma tela preta no video, sem mostrar o player, basta clicar com o botão direito em cima da tela preta e mandar executar o video. Para visualizar o video no Windows Internet Explorer é necessário ativar o complemento ‘Windows Media Player Extension’ de ‘Microsoft Corporation’. Normalmente aparece um aviso na parte superior do navegador com uma mensagem pedindo que este complemento seja ativado.

Classificação geral das 10 primeiras equipes:

1º – Zênite

2º – Palitaço

3º – No Limite

4º – A ponte que cai

5º – Ftool não faz milagre… Agente faz!!!

6º – Ponte do rio que cai

7º – Balança mas não cai

8º – ATRW

9º PCAD

10º Quebrando o Pau

Parabéns à equipe Zênite, Campeã Geral, composta pelos alunos:

Líder: Tharlles José Soares Fernandes

José Geraldo de Souza Júnior

Nielsen Armando Barguini

Isabel Christina de Almeida Ferreira

Gleriston Florenzano Coimbra

Cesar Augusto de Paula Quetz

As demais equipes que quiserem ver sua classificação final podem comparecer à sala do PET-CIVIL.

Algumas notícias publicadas sobre o concurso:

megaminas.globo.com

JF HOJE