Contexto e Prática na Engenharia Civil

Você está em: Atividades > Contexto e Prática na Engenharia Civil

No ano de 2017, a grade curricular do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sofreu algumas adequações, como parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Uma delas foi a inserção de uma nova disciplina: “Contexto e Prática em Engenharia Civil”, adicionada como obrigatoriedade ao segundo período, sob direção dos professores Gislaine dos Santos, Jordan Henrique de Souza e Márcio Marangon. A disciplina tem como objetivo principal trazer aos estudantes dos períodos iniciais do curso uma vivência do que é a Engenharia Civil, fazendo com que eles desenvolvam, na prática, algumas atividades de um engenheiro, como visitas ao espaço onde será feita uma construção, análise de dados sobre o local, proposta de empreendimento e estudo de viabilidade, além de desenvolverem, também, habilidades com a elaboração e apresentação de um trabalho científico.

Em virtude da dinâmica da disciplina “Contexto e Prática em Engenharia Civil”, os referidos professores propuseram a participação como tutores aos alunos membros do PET Civil e também do Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (NASFE). A atuação do grupo PET Civil UFJF na disciplina foi fundamental para o desenvolvimento das atividades junto com os professores, tutores do NASFE e os alunos cursantes, acompanhando as aulas e tarefas relacionadas à análise preliminar de um empreendimento de construção civil, desde o estudo sobre o terreno, passando pela idealização do empreendimento, até a apresentação do trabalho final. Essa atividade de tutoria foi desenvolvida junto à disciplina da grade curricular, contribuindo para seu enriquecimento e para a melhoria do curso no que diz respeito às atividades específicas já no início da graduação, representando, portanto, uma importante atividade desenvolvida pelo PET Civil UFJF.

Petianos envolvidos: Adriele Valle, Diana Rubim, Gabriela Oliveira, Isaque Souza, Laura Velasco.

Em breve, trabalho no V CONPET Civil sobre esta atividade!!