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Carta de Serviços

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Apresentação:

 

A Ouvidoria Geral da UFJF, órgão de assessoramento diretamente vinculado ao Gabinete da Reitoria,  atua de forma autônoma e independente para o encaminhamento e acompanhamento  das manifestações do cidadão. Importante esclarecer aos que possuem interesse direto ou indireto nos serviços e atividade da UFJF, que o serviço de Ouvidoria não possui competência judiciativa, ou seja, não investiga e apura fatos. Entretanto, representa um serviço que tem o compromisso primário com a promoção do engajamento social na governança institucional.

 

Quer auxílio da Ouvidoria da UFJF? Entenda quando, onde e como obtê-la:

 

Como instrumento de participação social e gestão participativa, que garante o exercício da cidadania, a Ouvidoria Pública por meio do diálogo, mediação e interlocução, objetiva escutar ativamente, compreender e qualificar as diferentes formas de manifestação dos cidadãos, bem como acompanhá-las e respondê-las. E, assim, encontra suporte para aprimorar e manter a qualidade dos serviços prestados nas Instituições Públicas.

Importante destacar que a Ouvidoria da UFJF não tem caráter executivo, judicativo ou deliberativo. Exerce sua função mediando as relações que envolvam as instâncias universitárias e os membros das comunidades interna e externa. É, portanto, um canal isento, neutro e ético que busca fazer a interlocução entre a UFJF e a sociedade, os alunos e seus trabalhadores.

A Universidade Federal de Juiz de Fora é composta por uma estrutura complexa, com diversas unidades responsáveis por uma grande variedade de serviços prestados à comunidade interna e externa. Todas essas unidades tem o potencial de proporcionar respostas e soluções às reclamações e sugestões que lhe competem. Dessa forma, é recomendado que você reporte-se, primeiramente, à unidade responsável pela sua demanda.

A Ouvidoria deve ser mobilizada, preferencialmente, quando você não tiver obtido êxito na obtenção de resposta e solução adequada e/ou suficiente no setor da UFJF responsável pelo serviço.

 

E quais os tipos de manifestações que devem ser encaminhadas à Ouvidoria?

 

 

Quais são os canais disponíveis para expor minha manifestação?

 

 

Importante: não aceitamos manifestações anônimas, com exceção de denúncias. Caso você queira fazer uma denúncia anônima, ela deverá ser registrada exclusivamente através do e-Ouv – Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal.

 

Requisitos Mínimos para atendimento e análise da manifestação:

 

 

As manifestações encaminhadas para a Ouvidoria serão respondidas em até 20 dias úteis por endereço eletrônico (e-mail) ou presencialmente com agendamento prévio pelo telefone. Entretanto, poderá ser solicitado pela unidade responsável em tratar sua manifestação prorrogação de 10 dias para o fornecimento da resposta, mediante justificativa. Demandas mais complexas e que necessitem de um prazo maior para análise e, portanto, para fornecimento de resposta suficiente ao manifestante, será comunicado um novo prazo via e-mail. O manifestante será comunicado acerca dos encaminhamentos realizados, bem como das etapas e prazos previstos para o encerramento da manifestação. 

Quando você solicitar sigilo, a Ouvidoria entenderá que não deseja que seus dados de identificação sejam divulgados para a unidade responsável por tratar e atender sua demanda. Nesse caso, a Ouvidoria encaminhará para apreciação do setor competente apenas o conteúdo de sua mensagem. Portanto, é importante que você não inclua dados de identificação no texto da mensagem, como telefone, identidade e CPF.

 

Caso você deseje fazer uma denúncia ou depoimento a respeito de uma situação de discriminação, preconceito, violência e/ou opressão vivenciadas no ambiente universitário, entre em contato com a Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas da UFJF, através do e-mail ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.edu.br ou agende um atendimento presencial, através do telefone 2102-3380. Para maiores informações, acesse o site da Diretoria de Ações Afirmativas, através do link.

 

Caso sua intenção seja obter informações acerca da UFJF, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo endereço eletrônico faleconosco@ufjf.edu.br.

 

Porém, se você deseja ter acesso a informações gerenciadas pela UFJF, entre em contato com o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), acessando o link.

 

Local de acesso: Prédio da Reitoria – próximo à entrada da Biblioteca Central e Gabinete da Reitoria. Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

 

Horário de funcionamento: 08 às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Horário de atendimento presencial:  de 09 às 11h e de 14 às 16h, de segunda a sexta-feira.

 

Ouvidoria Geral da Universidade Federal de Juiz de Fora

Predio da Reitoria 

Rua Jose Lourenco Kelmer, s/n 

Campus Universitario 

Sao Pedro

Juiz de Fora – MG

CEP 36.036-330

Telefone: (32) 2102-3380

E-mail: ouvidoria@ufjf.edu.br