UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Atuação dos Orientadores

Você está em: Área do Estudante > Atividades Acadêmicas > Trab. de Conclusão de Curso > Atuação dos Orientadores

 

Descrição das Áreas de Atuação

 

 

Área de Atuação

Descrição Detalhada

Análise Nutricional de População

Traçar perfil do estado nutricional de diferentes populações através da avaliação antropométrica, bioquímica, física e do consumo dietético.

Antropologia da Alimentação

Investigar práticas, concepções e saberes sobre a produção e consumo de alimentos. Os estudos remetem aos aspectos materiais e não-materiais, que envolvem a produção dos meios de sobrevivência no cotidiano das comunidades, da qual a alimentação é componente fundamental.

Avaliação em Saúde Coletiva

Desenvolver estudos de avaliação de políticas, programas, serviços e ações em saúde. Desenvolver métodos e técnicas de avaliação aplicáveis no campo da saúde coletiva visando à formação de conhecimento, o desenvolvimento e a aplicações de metodologias adequadas às especificidades do campo da saúde coletiva.

Ciência e Tecnologia dos Alimentos

Desenvolver novos produtos com ação funcional e caracterizar alimentos com relação às suas propriedades nutricionais, físico-químicas, bioquímicas, sensoriais e microbiológicas, bem como, estudar o potencial nutritivo das plantas alimentícias regionais estimulando o aproveitamento e inserção na alimentação.

Educação Alimentar e Nutricional

Realizar estudos que busquem o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional de grupos populacionais, dos hábitos regionais, da promoção do consumo sustentável, da alimentação saudável e que contribuam para o desenvolvimento das famílias que trabalham na terra com a produção de alimentos de subsistência.

Nutrição Clínica

Conhecer, avaliar, discutir e aplicar ferramentas de avaliação nutricional para indivíduos hospitalizados, condutas dietoterápicas em diferentes situações patológicas, realizar abordagens em terapia nutricional em ambiente hospitalar e/ou ambulatorial, bem como, rastrear DCNTs na população.

Nutrição e Metabolismo

Avaliar os parâmetros fisiológicos e moleculares do metabolismo de nutrientes e compostos bioativos envolvidos na patogênese, quanto na prevenção e/ou tratamento de doenças crônicas envolvendo experimentos em humanos e/ou em modelos experimentais (animais).

Nutrição em Alimentação para Coletividades

Avaliar a produção de refeições considerando os sistemas de qualidade (nutricional, sensorial, higienicossanitária, regulamentar, simbólica e sustentabilidade) e desenvolver diagnóstico do consumo de alimentos, qualidade das refeições, percepção do consumidor e segurança alimentar em processos produtivos.

Nutrição Esportiva

Conhecer, avaliar, discutir e aplicar ferramentas de avaliação nutricional para indivíduos esportistas e/ou atletas, desenvolver novos produtos direcionados para essa população, realizar intervenção com suplementos nutricionais envolvendo experimentos em humanos e/ou em modelos experimentais (animais).

Nutrição Experimental

Reproduzir experimentalmente a fisiopatologia de enfermidades que requerem cuidados nutricionais e estudar os modelos experimentais e suas relações com a saúde humana.

Vigilância e Segurança Alimentar e Nutricional

Identificar fatores associados às condições nutricionais da população, desenvolver diagnósticos, avaliar ações e contribuir para a melhoria das condições de segurança alimentar e nutricional. Avaliar políticas, programas e ações de segurança alimentar e controle social no contexto do SISAN.

 

 

Áreas de Atuação dos Docentes 

 

O estudante deverá selecionar um orientador, considerando a disponibilidade, afinidade e expertise do professor com o tema do trabalho. Cada docente poderá iniciar a orientação de, no máximo, três estudantes por semestre.

 

Além das áreas básicas dos docentes de atuação descritas abaixo, outras informações podem ser obtidas no Currículo Lattes dos docentes.

 

Nome do orientador

Áreas Básicas de Atuação

Angélica Lobo Leite Cota Carneiro

Antropologia da Alimentação / Educação Alimentar e Nutricional / Nutrição em Alimentação para Coletividades / Vigilância e Segurança Alimentar e Nutricional

Clarice Lima Álvares da Silva

Análise Nutricional de População / Avaliação em Saúde Coletiva / Vigilância e Segurança Alimentar e Nutricional

Daniela Corrêa Ferreira

 

Nutrição Clínica

Gisele Queiroz Carvalho

Análise Nutricional e População / Educação Alimentar e Nutricional / Nutrição Clínica / Nutrição e Metabolismo / Nutrição e genética populacional

Leandro de Morais Cardoso

Ciência e Tecnologia dos Alimentos / Nutrição em Alimentação para Coletividades / Vigilância e Segurança Alimentar e Nutricional

 

Leonardo Teixeira de Souza (Afastado para doutoramento)

 

Nutrição em Alimentação para Coletividades / Antropologia da Alimentação

Maria Anete Santana Valente

Análise Nutricional de População / Ciência e Tecnologia dos Alimentos / Nutrição Clínica / Nutrição e Metabolismo / Genômica Nutricional

Maria Cristina Albuquerque Barbosa

Análise Nutricional de População / Ciência e Tecnologia dos Alimentos / Nutrição e Metabolismo / Nutrição em Alimentação para Coletividades

Nilcemar Rodrigues Carvalho Cruz (Afastada para doutoramento)

 

Análise Nutricional de População

 

Nízia Araújo Vieira Almeida

Avaliação em Saúde Coletiva / Educação Alimentar e Nutricional / Vigilância e Segurança Alimentar e Nutricional / Análise Nutricional de População

Patrícia Baumgratz

Antropologia da Alimentação / Ciência e Tecnologia dos Alimentos

Pollyanna Costa Cardoso Pires

Análise Nutricional de População / Avaliação em Saúde Coletiva / Educação Alimentar e Nutricional

Simonton de Andrade

Nutrição Clínica / Avaliação em Saúde Coletiva

 

Graduação em Nutrição – Campus GV

R. Manoel Byrro, 241 – Vila Bretas Governador Valadares/MG – CEP 35010-177

Telefone: 33.3301.1000, ramal 1560

E-mail: secretaria.nutricao.gv@ufjf.edu.br