UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Inicial

Você está em: Inicial

Em 27/08/2009 foi criado o Departamento de Nutrição, cuja chefia foi nomeada a partir de 1/03/2010, como resultado desta iniciativa, o Departamento de Nutrição tornou-se o departamento mais jovem do Instituto de Ciências Biológicas, fundado para abrigar o então Curso de Nutrição.

 

Formato Corel Drown (.cdr)

 

A logomarca do Curso de Nutrição/UFJF foi inspirada em um sentimento de vanguarda, minimalismo e flexibilidade. Trouxe consigo componentes do símbolo brasileiro da Nutrição, que foram revisitados e transmutados em uma versão graficamente cuidada e de fácil assimilação. Tudo se pensou a fim de harmonizar, em formas, estilo e cores, com a logomarca da UFJF.

Os elementos fundamentais, saúde, alimentação e equilíbrio – que no símbolo tradicional são representados pela cobra e cor verde, os ramos de trigo e a balança, respectivamente, foram representados da seguinte maneira:

A saúde foi representada pela cor verde, tradicional, mas, em nosso caso, ganhou tonalidade tênue, com leveza agradável aos olhos.

O clássico trigo foi, em nossa concepção, substituído pela maçã, agora verde. Esta fruta permitiu-nos dialogar com as expressões de sabores, odores e prazeres, as quais o homem enseja obter pela alimentação. Em acréscimo, remete-nos ao cuidado saudável com aquilo que comemos à busca inabalável do conhecimento científico acerca dos nutrientes encerrados nos alimentos e de sua capacidade de promover a saúde.

A maçã fatiada, porém não separada, refere-se ao equilíbrio buscado por cada um de nós, na vida e na alimentação. Equilíbrio não estático, uma limitação evitável, pois estamos em permanente reconstrução de nós mesmos e de nossa cultura – alimentar, inclusive. Equilíbrio dinâmico, proativo, vibrante. Assim nos vemos a nós mesmos, professores, alunos e servidores no Curso de Nutrição: conscientes, desejosos de realizar e comprometidos com a busca da excelência.

A idealização da logomarca nasceu das reflexões, intimistas e compartilhadas, dos professores Céphora Sabarense, Ana Paula Rodrigues e Paulo Henrique Silva, do Departamento de Nutrição/UFJF. A criação de arte teve lugar no talento de Pedro Guedes, DIRCOM/UFJF. Tendo sua primeira apresentação no dia 20 de novembro de 2009.

Departamento de Nutrição