5º Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade da UFJF

Você está em: Eventos > 5º Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade da UFJF

O NUPES (Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF) tem o prazer de convidar professores, pesquisadores, alunos e funcionários da UFJF para as atividades a serem desenvolvidas por dois convidados internacionais em abril.

Prof. James W. Lomax: Professor titular e vice-chefe do Departamento de Psiquiatria do Baylor College of Medicine (EUA), psicanalista, com atuação nas áreas de educação médica e em psiquiatria, espiritualidade e psicoterapia. Artigos recentes:

Understanding and addressing religion among people with mental illness.World Psychiatry. 2013 Feb;12(1):26-32.

Perspectives on “sacred moments” in psychotherapy. Am J Psychiatry. 2011 Jan;168(1):12-8.

Prof. Robert Cloninger: Wallace Renard Professor of Psychiatry, Genetics, & Psychology, Diretor do Center for Psychobiology of Personality e do Center for Well-Being na Washington University em St. Louis (EUA). Autor de mais de 300 artigos científicos, que receberam mais de 22mil citações (fator h=53), está entre os 100 autores mais citados no mundo na área de psiquiatria e psicologia.  Artigos recentes:

A importância da consciência ternária para superar as inadequações da psiquiatria contemporânea. Rev Psiq Clin 40(3), 2013

The science of well-being: an integrated approach to mental health and its disorders. World Psychiatry. 2006 Jun;5(2):71-6.

Eles realizarão as conferências do V Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade da UFJF, que é gratuito, aberto a toda a comunidade e sem necessidade de inscrições prévias. Cartaz com programação em anexo. Haverá tradução para o português.

Os professores visitantes participarão também de diversos seminários, voltados para clínicos e pesquisadores na área da saúde. Os seminários serão em inglês, sem tradução para o português, e têm vagas limitadas. Inscrição prévia por e-mail com Adriana Sleutjes: adriana.sleutjes@yahoo.com, que enviará aos inscritos textos preparatórios selecionados pelos professores que ministrarão os seminários.

Prof. Lomax

14 às 17h

Workshop:

Espiritualidade e “momentos sagrados” em psicoterapia

Faculdade de Medicina: sala 302

14 às 17h

Workshop:

Aspectos éticos no cuidado clínico em espiritualidade

Faculdade de Medicina: sala 205

Prof. Cloninger

Workshop:

Diretrizes Metodológicas para pesquisas em bem estar e saúde positiva