Você está em: Eventos > III Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade da UFJF e Workshops

O NUPES receberá, entre o final de setembro e início de outubro próximos, os professores Ronald L. Numbers e Andrew Pinsent. Neste período, eles realizarão conferências e workshops sobre as relações entre Ciência e Religião, área em que são duas das maiores autoridades no mundo

No dia 27/09/2012 às 19h30min no Anfiteatro do novo ICH, Ronald L. Numbers, PhD proferirá a conferência “Galileu Vai para a Cadeia e outros Mitos sobre Ciência e Religião”,. Esta conferência será baseada em seu livro publicado em 2009 pela Editora da Universidade de Harvard (Galileu Goes to Jail and other Myths about Science and Religion).

No dia 08/10/2012 às 19h30min no Anfiteatro das Pró-Reitorias da UFJF, Andrew Pinsent, PhD, apresentará a conferência “Deus, Filosofia e Ciência”.

As conferências terão entrada franca e serão abertas ao público em geral, não sendo necessário fazer inscrição prévia. Haverá tradução consecutiva em ambas.

Os professores Numbers e Pinsent também promoverão workshops sobre os temas “Ciência, Pseudociência e Ciência assim chamada falsamente”, Metodologias e Estratégias de Pesquisa das Relações entre Ciência e Religião” e ”Desenvolvendo pesquisas e carreira na investigação de aspectos relativos à Ciência e Religião”, respectivamente nos dias 28/09/2012 e 09/10/2012. Os workshops serão destinados aos membros do NUPES e a outros acadêmicos estudiosos do assunto, sendo a participação restrita a convidados.

Sobre os convidados

Ronald L. Numbers é professor de História da Ciência e Medicina na University of Wisconsin-Madison nos Estados-Unidos. Premiado com a Medalha George Sarton pela Sociedade de História da Ciência (EUA) em 2008, ele é autor de mais de 50 artigos e 20 livros, principalmente sobre História da Ciência, História da Medicina e de suas relações com a religião, sendo um dos mais recentes: Galileu Goes to Jail and other Myths about Science and Religion (Harvard, 2009). Ele é também o editor geral do Cambridge History of Science (2003-, 8 vol.) e ex-presidente da History of Science Society, da American Society of Church History e da International Union of History and Philosophy of Science.

Andrew Pinsent é Diretor de Pesquisas do Centro Ian Ramsey para Ciência e Religião na University of Oxford. Ele possui graduações em física (Oxford), filosofia e em teologia (Pontifical Gregorian University, Roma). Ph.D  em física de partículas (Oxford) e em filosofia (Saint Louis University).

Ele é membro da Faculdade de Teologia da Universidade de Oxford e padre na Inglaterra, além de Diretor do projeto “Ciência e Religião na América Latina” (Oxford). Sua pesquisa científica anterior, como físico de partículas, contribuiu para o experimento DELPHI no CERN além de ser co-autor de 31 publicações decorrentes dessa colaboração.