UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisa: Levantamento Nacional de Casos Sugestivos de Reencarnação na População Brasileira

Data: 11 de março de 2019

O NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) em parceria com a University of Virginia (EUA) e, sob financiamento da Fundação Bial, de Portugal, está desenvolvendo a pesquisa intitulada “Levantamento Nacional de Casos Sugestivos de Reencarnação na População Brasileira”.

Estamos interessados em pessoas que acreditem ter memórias de supostas vidas passadas, sejam elas crianças, adolescentes ou adultos. Desde os anos de 1960, significativas investigações científicas foram desenvolvidas pelo psiquiatra Dr. Ian Stevenson, da Universidade de Virgínia e, em todo o mundo, já foram catalogados mais de 2000 casos de pessoas que referiam ter memórias relacionadas a eventos e situações ocorridas em uma suposta vida anterior. Em sua maioria, eram crianças entre 2 e 6 anos de idade que, espontaneamente, descreveram lugares e pessoas com quem conviveram e, até mesmo, a forma pela qual morreram em uma suposta vida passada. Tais estudos foram denominados “Casos sugestivos de reencarnação” e, apesar de constituírem um problema científico instigante e, muitas vezes polêmico, pouca atenção vem sendo direcionada para a possibilidade de investigação destes tipos de casos no território brasileiro.

O objetivo principal desta pesquisa é conhecer o perfil de brasileiros que acreditam possuir memórias de supostas vidas passadas e as características de tais memórias. Queremos conhecer, também, seus níveis de religiosidade/espiritualidade, felicidade e saúde. Na segunda fase do estudo, alguns participantes poderão ser contatados para serem entrevistados pessoalmente, a fim de se investigar melhor os dados relatados nas memórias.  

A participação dos respondentes é voluntária e os mesmos serão informados e esclarecidos a respeito dos objetivos do estudo e a coleta dos dados será feita através de preenchimento online, “clicando” nos links abaixo. Antes de iniciar o preenchimento dos questionários e instrumentos, é necessário ler e aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (no caso de menores) conforme as normas do Comitê de Ética da Universidade Federal de Juiz de Fora. Será mantido o anonimato dos participantes quando os resultados da pesquisa forem divulgados.

Com apenas alguns minutos do seu tempo você ajudará no desenvolvimento da ciência através da informação.

Contando com a sua colaboração na realização desta pesquisa inédita no Brasil, apresentamos nossos antecipados agradecimentos.

Atenciosamente,

 

Prof.º Alexander Moreira-Almeida

Lucam Justo de Moraes

Sandra Maciel de Carvalho

Pesquisadores do NUPES – UFJF responsáveis pela pesquisa

 

Para participar, basta escolher o “link” abaixo de acordo com a faixa etária do participante:

– Casos de crianças (até 12 anos incompletos):  

https://goo.gl/forms/jCJlB0diNUfkuwEL2

– Casos de adolescentes (de 12 anos completos a 18 anos incompletos):  

https://goo.gl/forms/t0CTQcY8RZxZTu0H3

– Casos de adultos (18 anos em diante):  

https://goo.gl/forms/xgVXbBCXJhqTwr4C3

 

Para download do TCLE e TALE:

Termo de assentimento livre e esclarecido (menores 18 anos)

Termo de consentimento livre e esclarecido (adultos)

Termo de consentimento livre e esclarecido (responsáveis)