Prof. Visitante: Robert Almeder – ago/set. na UFJF

Data: 4 de agosto de 2017

Atividades do Prof. Robert Almeder na UFJF

O NUPES (ligado ao PPG Saúde UFJF) e o PPG Filosofia UFJF receberão o Prof. Robert Almeder como professor visitante nos meses de agosto e setembro de 2017. O Prof. Almeder é um pesquisador de projeção internacional  em filosofia da ciência, ética e problema mente-cérebro. Ele ministrará diversos seminários e conferências sobre esses temas além de orientar e oferecer consultoria acerca de projetos do PPGs Saúde e de Filosofia em andamento e em elaboração.

Conferências

As conferências são abertas ao público em geral, gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia. Haverá tradução para o português.

1) Uma defesa do dualismo e refutação das principais críticas

21/8  – 19h – Centro de Ciências UFJF, Auditório 2

2) Verdade e realismo: entre o idealismo e o relativismo epistemológico.

24/8 – 19h – ICH-UFJF, Anfiteatro 2

3) Há evidências científicas de sobrevivência da mente/consciência após a morte?

29/8  – 19h – Centro de Ciências UFJF, Auditório 2

4) O que é pragmatismo e suas consequências?

4/9 – 19h – ICH-UFJF, Anfiteatro 2

5) Direitos Humanos. O que é são? Como eles surgem e como devem ser tratados na sociedade?

12/9  – 19h – Centro de Ciências UFJF, Auditório 2

6) Felicidade humana e moralidade: uma breve introdução à ética

19/9  – 19h – Centro de Ciências UFJF, Auditório 2

Workshops

Os workshops são direcionados a alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores. Serão ministrados em inglês, sem tradução. Há necessidade de inscrição prévia através do e-mail da Profa Monalisa Silva (monalisacms13@gmail.com).

24/8 The Mind-Body Problem:  The Issue of Mind/Body Dualism. Reductive Materialism and Identity Theory: Criticisms of classical Cartesian Dualism and some salient replies to the major criticisms.

It will provide a refutation of the Materialistic criticisms against any form of  Cartesian Dualism, and then do a follow up  argument with a positive argument for belief in immaterial substance  (consciousness) and that it is irreducible to any physical object .

Local sala PPG Saúde. 3o andar FAMED-UFJF

31/8 Empirical evidence for survival of consciousness

Discussion of the strengths and weaknesses of the available evidence and what would be better evidence for future studies. Analysis of available evidence for mind independence of brain/body. What would be the best research methods (and empirical data) to provide stronger evidence for this view?

Local sala PPG Saúde. 3o andar FAMED-UFJF

21/9 The Nature of Naturalism: Three Distinct Forms of Naturalism.

Local sala PPG Saúde. 3o andar FAMED-UFJF

Teorias da subjetividade e tópicos de filosofia prática – Disciplina PPG Filosofia

Visando promover o debate internacional franco nas áreas de epistemologia e metafísica, a disciplina será oferecida em inglês pelo prof. Robert Almeder, por um total de cinco semanas, sendo posteriormente assumida pelo prof. Humberto Coelho em 26/09.

Público alvo: Alunos de pós-graduação interessados em metafísica e filosofia da ciência. Serão aceitos alunos de graduação com conhecimento da língua inglesa e debate mente-cérebro.

Temas: História do pragmatismo americano. Tratamento de questões metafísicas na perspectiva pragmatista. Debate sobre o teísmo na tradição pragmatista. Conceito de verdade na ciência e na filosofia.

Disciplina de 4 créditos semanais para o mestrado em filosofia. Todas as terças, das 14:00 às 18:00, de 22 de Agosto a 19 de Setembro.

Breve currículo

O prof. Robert Almeder é Professor titular de filosofia da Georgia State University (EUA). Possui doutorado em filosofia pela University of Pennsylvania, recbeu os prêmios “Outstanding Educator of America Award” e “Georgia State University Alumni Distinguished Professor Award”. Já foi editor do “The American Philosophical Quarterly” e é co-editor do “Biomedical Ethics Reviews”. Autor de vários livros, entre eles: “Human Happiness and Morality: A Brief Introduction to Ethics”, “Truth and Skepticism” e “Death and Personal Survival: the evidence for life after death”.

NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e SaúdePPG Saúde – UFJF

PPG Filosofia – UFJF