UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de ação

Você está em: Linhas de ação

Linha: Cidade, ação e política

Coordenação: Profa. Clarice Cassab e Profa. Juliana Mendes

Descrição: A linha visa desenvolver pesquisas que tenham como foco a compreensão da cidade como lugar onde se concretizam as relações sociais, de solidariedade e de poder. Sendo ela espaço público por excelência, as pesquisas devem investigar como é possível construir o sentido pleno da cidadania, através do direito ao seu uso e a sua apropriação.

Linha: Dinâmicas urbana e regional em cidades médias

Coordenação: Profa. Clarice Cassab e Profa. Marina Barbosa Pinto

Descrição: Esta linha desenvolve pesquisas que pretendam tratar à dinâmica e o ordenamento de cidades médias. O esforço deve ser no sentido de, pelo trabalho de pesquisa, produzir uma reflexão sobre a realidade de cidades médias em sua forma de organização interna e em suas relações com o espaço regional e nacional. Engloba projetos que visem explicitar e compreender as peculiaridades que constituem o espaço urbano e/ou regional de uma cidade média.

Linha: Territorialidades afrobrasileiras

Coordenação: Prof. Leonardo Carneiro

Descrição: A partir da discussão sobre o conceito de etnoterritorialidades, nos propomos estudar diferentes processos territoriais que envolvem algumas questões afrobrasileiras na atualidade, como religiosidade, comunidades quilombolas, a cultura do caxambu/jongo, entre outros.

Linha: Espacialidade de tradições, rituais e festas populares

Coordenação: Prof. Carlos Eduardo Santos Maia

Descrição: Análise da produção do espaço e de paisagens, além da constituição de lugares e territorialidades a partir de tradições, rituais e festas populares como fato social total.

Linha: Geografia das vestimentas

Linha: Teoria e método da pesquisa socioespacial

Coordenação: Prof. Elias Lopes de Lima

Descrição: Esta linha de pesquisa objetiva produzir/propor instrumentos teórico-conceituais e metodológicos que subsidiem a leitura da reprodução do espaço, com ênfase na perspectiva ontológica da geograficidade.

Linha: Relações de trabalho e produção do espaço

Coordenação: Prof. Elias Lopes de Lima

Descrição: Analisar a reprodução do espaço geográfico a partir do mundo do trabalho com ênfase nas mais variadas formas de exploração da força de trabalho.

NuGea – Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação