UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

BANCO DE NOTICIAS: Categoria – Sem-teto (moradores de rua, ocupações/invasões, etc)

Você está em: Bancos de dados > Dinâmicas urbana e regional em cidades médias > Habitação em Juiz de Fora > BANCO DE NOTICIAS: Categoria - Sem-teto (moradores de rua, ocupações/invasões, etc)

 

Categoria: Sem-teto (moradores de rua, ocupações/invasões, etc)
Publicação Local do Evento RU Atores envolvidos Título Fonte Resumo
07/08/07 São Pedro São Pedro Prefeitura de Juiz de Fora Família é removida de terreno da Prefeitura Jornal Tribuna de Minas; Geral 4 A Prefeitura de Juiz de Fora obteve na justiça a reintegração de posse de um terreno no bairro São Pedro que foi invadido há três anos. A área estava sendo ocupada por uma família de 12 pessoas. A casa foi desmanchada. A família foi incluída no programa de auxílio social
10/06/08 Travessa Nelson Silva no Costa Carvalho Costa Carvalho Secretaria de Comunicação; Secretaria de Políticas Públicas; Comunidade do entorno Construção preocupa moradores de travessa Jornal Tribuna de Minas; Geral 4 A construção de barracos de madeira em terreno vago preocupa a comunidade do entorno, que se queixa que nenhum órgão público acionado tomou iniciativa para resolver o problema. A Secretaria de Políticas Publicas (SPU) explica que a área é particular e que o dono já está sendo localizado.
13/07/08 Ladeira Vitorino Braga

 

Voluntárias da entidade filantrópica Obra dos Pequeninos de Jesus

Voluntários transformam vida de moradores de rua

Jornal Tribuna de Minas; Serviços 6

Voluntárias da entidade filantrópica Obra dos Pequeninos de Jesus declaram que o que fazem é tentar criar condições para que a vida dos moradores de rua seja menos penosa.

05/08/08 Caiçaras III São Pedro Polícia Militar; Prefeitura de Juiz de Fora Populares invadem casas e lotes da Prefeitura_ Jornal Tribuna de Minas; Geral 4 A PM foi acionada depois que 17 pessoas invadiram dois lotes e 15 casas populares em fase de construção. O município solicitou uma cópia do boletim de ocorrência para ajuizar uma ação de reintegração das terras.
19/08/08 Caiçaras III São Pedro Quinze famílias que ocuparam casas inacabadas; Procuradoria Geral do Município; Emcasa; Prefeitura de Juiz de Fora; Governo Federal. Famílias invadem casas populares inacabadas Jornal Tribuna de Minas; Geral 6 Quinze famílias que ocuparam casas inacabadas no Caiçara III protestam contra falta de estrutura no local. De acordo com o diretor-presidente da Emcasa, não há previsão para o término das construções, pois os recursos foram suspensos pelo Governo Federal.
23/08/08 Praça Menelick de Carvalho, Santa Helena Santa Helena Andarilhos; Prefeitura de Juiz de Fora; residentes do Santa Helena. Kombi abandonada vira abrigo em praça Jornal Tribuna de Minas; Geral 3 A ocupação de um veículo abandonado na Praça Menelick de Carvalho, no Santa Helena por andarilhos e pessoas que estariam usando drogas e cometendo atos ilícitos tem causado transtornos e levado insegurança aos residentes do entorno.
27/08/08 Praça Assis Chateaubriant, Alto dos Passos; Praça Antônio Carlos-Centro Alto dos Passos; Centro População que mora e trabalha no entorno das praças Áreas sem uso viram abrigo em praças Jornal Tribuna de Minas; Geral 6 Sem utilização e conservação as praças transformaram-se em abrigo para mendigos e ponto de encontro para práticas ilícitas e consumo de drogas.
03/09/08 Rua Espírito Santo e proximidades Centro Casal de moradores de rua; Prefeitura de Juiz de Fora; Amac; De quem é a culpa? Jornal Tribuna de Minas; Opinião 2 Casal de moradores de rua perambulam a vários anos próximo à rua Espírito Santo e negam ajuda; querem continuar nas ruas.
14/09/08 Amazônia Francisco Bernardino Polícia Militar; Prefeitura de Juiz de Fora; Secretaria de Segurança e Defesa Social; Defesa Civil; 42 famílias que invadiram um terreno da Prefeitura Famílias são retiradas de área de invasão Jornal Tribuna de Minas; Geral 4 A PM foi acionada para conter ação de 42 famílias que invadiram um terreno da prefeitura. Os moradores veem na invasão a saída para a situação precária de sobrevivência.
02/09/09 Amazônia Francisco Bernardino Defesa Civil, PJF, Emcasa e SAS PJF prepara reintegração de posse Tribuna de minas, Geral, pág. 4 Mais de 20 famílias que vivem em área invadida no bairro Amazônia foram cadastradas, a iniciativa da prefeitura é o primeiro passo para a reintegração de posse do local, a proposta é manter um dialogo com a população para levantar um perfil socioeconômico.
04/09/09 Amazônia Francisco Bernardino Defesa Civil, PJF, Emcasa e SAS PJF divulga levantamento de área invadida Tribuna de minas, Geral, pág. 3 Segundo a PJF o local abriga 28 famílias, sendo 51 adultos, 64 crianças, em 16 casas de alvenaria e outras 13 erguidas de forma improvisada. A PJF instalou pilares de ferro na entrada do terreno com o objetivo de evitar a passagem de materiais de construção para novas moradias.
11/09/09 Vila Barroso, Ponte Nova; Vale dos Guedes Benfica; _ Granjas Betânia Comunidades, Comitê Central de luta pela moradia e vereadores Excluídos pedem por moradia Tribuna de minas, Política, pág. 9 “Com luta, com garra, a casa sai ma marra” com esse lema os moradores dessas áreas invadidas pediram urbanização e a regularização fundiária desses terrenos invadidos.
23/10/09 Juiz de Fora _ PJF, Câmara Municipal, Agenda JF, Governo Federal Áreas de invasão em debate Tribuna de minas, Geral, pág. 5 A grande dificuldade dos moradores de áreas de ocupação irregular para conseguirem os serviços básicos como fornecimento de água, luz, esgoto e coleta de lixo foi o tema da audiência pública, segundo o poder público a grande dificuldade é devido a ilegitimidade das terras.
26/10/10 Nova Benfica, às margens da BR-040 Benfica Guarda Municipal, Polícia Militar e ocupantes 120 famílias ocupam terreno da PJF Tribuna de Minas, Geral, pág. 5 Cerca de 120 lotes foram marcados no terreno da PJF, a guarda municipal tentou impedir a ocupação mas as famílias conseguiram demarcar o local e montar seus barracos. A PJF marcou uma reunião para tentar dialogar juntamente com os ocupantes da área.
05/11/10 Nova Benfica, às margens da BR-040 Benfica Guarda Municipal, Polícia Militar, ocupantes e Movimento Nacional de Luta pela Moradia Família se negam a desocupar a área Tribuna de Minas, Geral, pág. 4 A prefeitura informou que está aberta para negociação, mas buscará a reintegração de posse.Para isso foram cadastrados as famílias da área invadida e do entorno no total de 135 famílias para inseri-los nos programas habitacionais da PJF.
18/11/10 Nova Benfica, às margens da BR-040 Benfica Guarda Municipal, Polícia Militar e ocupantes Desalojados voltam para abrigo na Brasil Tribuna de Minas, Geral, pág. 5 Ontem com o fim do prazo da desocupação, os invasores tiveram que deixar o local e foram remanejados para o abrigo São Vicente de Paula, onde passaram várias horas esperando uma posição da PJF. O abrigo não comportou o número de famílias e  muito menos a separação entre adultos e crianças, logo a PJF declarou que iria fazer algo a respeito.
03/12/10 Nova Benfica, às margens da BR-040 Benfica PJF, Emcasa, PMCMV Invasores recebem auxílio-aluguel Tribuna de Minas, Geral, pág. 5 Algumas pessoas desalojadas do terreno da prefeitura passaram a receber o auxílio-moradia pelo programa especial da SAS. Segundo o presidente da Emcasa, o perfil das famílias seria utilizado para atender os critérios classificatórios do programa Minha casa, minha vida. Ou seja, o fato de terem invadido o terreno da prefeitura e serem expulsos não facilitaria na inserção do PMCMV.
05/11/10 Mariano Procópio Mariano Procópio Moradores de rua, PM, Sociedade Pró-Melhoramentos PM retira grupo de linha férrea Tribuna de Minas, Geral, pág. 4 Perturbação da ordem pública leva a PM a retirar um grupo de moradores de rua a pedido dos moradores do bairro Mariano Procópio.

NuGea – Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação