UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

BANCO DE NOTICIAS: Categoria – Ocupações em áreas de risco (deslizamentos, desmoronamentos, encostas, rios, etc)

Você está em: Bancos de dados > Dinâmicas urbana e regional em cidades médias > Habitação em Juiz de Fora > BANCO DE NOTICIAS: Categoria - Ocupações em áreas de risco (deslizamentos, desmoronamentos, encostas, rios, etc)

Categoria: Ocupações em áreas de risco                                                                                (deslizamentos, desmoronamentos, encostas, rios, etc)

Publicação

Local do Evento

RU

Atores envolvidos

Título

Fonte

Resumo

19/02/05

Igrejinha; Jardim Cachoeira

_

Defesa Civil

Temporal alaga ruas e deixa desalojados

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Em Igrejinha o córrego que corta o bairro transbordou e a água invadiu casas. No Jardim Cachoeira uma moradora foi orientada pela Defesa Civil a dormir na casa de amigos uma vez que sua residência poderia desabar.

20/02/05

Igrejinha

_

Defesa Civil; Prefeitura de Juiz de Fora

Assolada pela chuva, Igrejinha terá obras emergenciais da PJF

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

De acordo com a Defesa Civil, 40% das casas do bairro foram afetadas com o transbordamento do Córrego Espírito Santo. O prefeito anunciou a criação de um projeto emergencial com o objetivo de evitar que a comunidade volte a ser vítima das chuvas.

05/03/05

Santa Luzia

 

Defesa Civil

Barranco desliza e destrói três imóveis em Santa Luzia

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Um deslizamento de terra deixou dois galpões e uma residência parcialmente destruídos. Uma equipe da Defesa Civil realizou vistorias técnicas no local e disse haver riscos de novos deslizamentos.

05/03/05

Retiro

Retiro

Defesa Civil

Defesa Civil condena duas casas em Retiro

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

A Defesa Civil determinou que duas famílias desocupassem os imóveis, pois existe riscos de desabamento.

05/03/05

Nova Benfica

Benfica

Corpo de Bombeiros

Incêndio destrói três casas em Nova Benfica

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Um incêndio destruiu três de quatro casas germinadas. Não houve vítimas. A provável causa do incêndio seria um curto-circuito na fiação de uma das casas.

28/12/05

Leito da Leopoldina, no Bairro Ladeira

Vitorino Braga

Prefeitura de Juiz de Fora; Defesa Civil

Famílias vendem e alugam imóveis cedidos pela PJF

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Oito anos depois de a Prefeitura ter declarado estado de risco no local conhecido como Leito de Leopoldina, os desabrigados da chuva continuam sendo mantidos pelo poder público e usando irregularmente os benefícios concedidos pela administração municipal. A ausência de fiscalização na área vem permitindo que apartamentos cedidos aos desabrigados sejam vendidos ou alugados para terceiros.

05/01/06

Santa Lúcia, Marumbi

Nova Era; Progresso

Defesa Civil, Desalojados, PM

Moradores contabilizam prejuízos e protestam

Tribuna de minas, Geral, pág. 5

No bairro Santa Lúcia uma laje cedeu por não aguentar a força das chuvas das últimas semanas, destruindo parte da habitação, dois carros e uma moto. Já no bairro Marumbi, os moradores resolveram protestar após o alagamento na principal via do bairro, interrompendo o trânsito. Logo a manifestação foi contida pela PM.

12/01/06

Santa Rita

Santa Rita

Defesa Civil, Desalojados

Risco de desabamento: Residência no Santa Rita será demolida

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

O sobrado apresentou processo de ruínas e desabamento após o grande volume de chuva na semana anterior. A SPU deverá providenciar a demolição do imóvel ainda no final dessa semana.

03/02/06

Diversas áreas da cidade

_

PJF, Defesa Civil e moradores desabrigados

Temporal de cinco horas deixa 25 desalojados em JF

Tribuna de minas, Geral, pág. 5

Chuva forte provocou alagamentos deslizamentos de encostas e quedas de muros, 25 pessoas ficaram desabrigadas na cidade. O transbordamento do rio Paraibuna também contribuiu para o cenário de caos na cidade.

16/02/06

Progresso

Progresso

Defesa Civil, SPU

Prejuízos provocados pela chuva: Manilha se rompe e água alaga casa

Tribuna de minas, Geral, pág. 3

A chuva causou um estrago na Rua Américo Lobo, no bairro Progresso. Uma manilha rompeu e acabou alagando a casa de um aposentado. Ninguém se feriu, mas houve perda de eletrodomésticos e móveis.

16/02/06

Linhares

Linhares

Defesa Civil

Barraco desaba

Tribuna de minas, Geral, pág. 3

Um barraco na rua Diva Garcia desabou após a forte chuva da noite anterior, no entanto, devido ao risco de queda, o morador não estava no barraco na hora do ocorrido.

17/02/06

Penido

_

PJF, Defesa Civil e moradores desabrigados

Chuva da madrugada: Sete casas ficam alagadas em Penido

Tribuna de minas, Geral, pág. 6

A água atingiu 60 cm de altura, mas os moradores tiveram tempo de salvar seus pertences. A área ficou coberta de lama. Os moradores informaram que os alagamentos são recorrentes.

18/02/06

Santa Luzia

Santa Luzia

Defesa civil

Defesa civil interdita casa no Santa Luzia

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

A casa apresentava rachaduras e trincas na parede devido ao grande período de chuvas. A defesa civil vistoriou o imóvel de decidiu interditá-lo.

21/10/06

Vila Esperança I

Benfica

PJF, Defesa Civil e moradores desabrigados

Chuva pode deixar 20 pessoas desabrigadas

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

A zona norte foi a área mais atingida. Sete pessoas ficaram desalojadas na Vila Esperança I, a defesaa civil também registrou ocorrências nos bairros Encosta do Sol, São Damião, Nova Era, Santa Cruz e Distrito Industrial.

03/01/07

Graminha

Graminha

Defesa Civil

Chuva deixa 18 desalojados em JF

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Uma família ficou desalojada após a residência onde viviam ser atingida por deslizamento de terra. O imóvel foi interditado pela Defesa Civil que transferiu os moradores para uma casa alugada pela Amac no mesmo bairro.

04/01/07

Juiz de Fora (Bandeirantes, Jardim de Alá, Mundo Novo)

Bandeirantes; Santa Luzia; Mundo Novo

Defesa Civil

Defesa Civil registra 103 chamados em 17 horas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Sem dar trégua há cinco dias, a chuva segue provocando prejuízo em juiz de fora. Um total de 103 ocorrências foram registradas na Defesa Civil. Um dos casos mais graves levou a subsecretaria a decretar interdição parcial de uma casa no Bandeirantes.O imóvel foi atingido por um barranco que cedeu na noite de terça feira. As paredes da cozinha e da sala foram afetadas. Dois galpões pertencentes ao imóvel ficam em cima do barranco e também foram interditados. Já no bairro Jardim de Alá, um muro de arrimo de 12 m de largura e 2m de altura desmoronou nos fundos de uma residência. O imóvel não está em situação de risco segundo a Defesa Civil. No bairro Mundo Novo um barranco caiu sobre a garagem de uma residência.

05/01/07

Juiz de Fora (Jardim de Alá, Bairro Industrial; Ponte Preta)

Santa Luzia; Industrial; Benfica

Defesa Civil; Corpo de Bombeiros

Chuvas castigam JF e deixam 150 desalojados

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Atravessando o sexto dia consecutivo de chuva, juiz de fora, sentiu ontem duras consequências do mau tempo que deixou rastro de destruições  e feriu uma jovem de 18 anos atingida por um muro  que caiu no bairro Jardim de Alá. Por toda a cidade equipes da Defesa Civil totalizando 40 profissionais desdobraram-se para atender ocorrências de deslizamento de terra, inundações e desabamentos de imóveis. o corpo de bombeiros também colocou equipes nas ruas. A elevação do Paraibuna fez com que o rio transbordasse várias vias do bairro industrial. O bairro ficou abaixo do Paraibuna e, quando ele enche, a água volta pelos bueiros. Duas casas no bairro Ponte Preta, ficaram parcialmente submersas.

06/01/07

Bairro Industrial; Monte Castelo;  Esplanada; Vila Melo Reis; Grota dos PuriS

Industrial; Monte Castelo; Santa Cruz; Linhares

Defesa Civil, Prefeitura de Juiz de Fora

Chuva diminui, mas total de desalojados salta para 300

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Famílias atingidas por enchente no bairro industrial, podem ter isenção do IPTU; apesar da chuva de dado uma trégua, ela voltou a castigar em juiz de fora. O numero de desalojados em juiz de fora pulou de 150 para 300. Um servente de 24 anos morreu afogado, sendo levado pela correnteza. Estão sendo distribuídos panfletos com recomendações sobre limpeza das casas afetadas por enchentes e vai disponibilizar vacinas para a população. Deslizamentos de terra e desabamento  de construções foram as ocorrências mais críticas atendidas pela Defesa Civil. No Monte Castelo famílias tiveram que ser removidas por causa de um escorregamento de terra. No Esplanada 9 famílias deixaram suas casas depois que um barranco desabou. Na Vila Melo Reis outro barranco atingiu uma casa. Outras seis casas foram interditadas na Grota dos Puris.

09/01/07

Favelinha da Empav, no Santa Tereza

Poço Rico

Defesa Civil; Amac

Chuvas afetam 20 mil pessoas em juiz de fora

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Mais de 20 mil juizforanos foram atingidos pelas chuvas que castigam a cidade. São pessoas diretamente afetadas ou que sofreram algum tipo de transtorno causado em função do mau tempo. Há 561 desalojados além de 12 desabrigados. Oito pessoas que tiveram que deixar suas residências em caráter definitivo são do bairro Santa Tereza, e residiam na Favelinha da Empav. Os barracos onde moravam foram destruídos por uma encosta que cedeu.

11/01/07

Vila Esperança I; Ingrejinha; Cidade Alta

Benfica; São Pedro

Defesa Civil; Demlurb; Secretaria de Política Urbana; Amac; Secretaria de Segurança e Defesa Social

Juiz de Fora vive dia de devastação e medo

Jornal Tribuna de Minas;Geral 3

Forte temporal deixou prejuízos para a população de juiz de fora. Vários bairros foram devastados e 135 pessoas no Vila Esperança I e 15 no Igrejinha tiveram que deixar suas casa por medidas de segurança. O numero de desalojados na cidade saltou para 696. As chuvas também fizeram estragos nos imóveis próximos ao córrego São Pedro na Cidade Alta, local onde também ocorreu o soterramento de parte de uma casa.

11/01/07

Vila Esperança I

Benfica

Prefeitura de Juiz de Fora

Desespero e desolação na Vila Esperança I

Jornal Tribuna de Minas;Geral 3

Moradores do Vila Esperança I ficaram acordados, salvando o que podiam da enchente que atingiu as casas em algumas ruas. O local fica ao lado do Ribeirão das Três Pontes que transbordou com a chuva da noite. Em algumas residências a água chegou a dois metros de altura, deixando pessoas desesperadas.

16/01/07

Santa Therezinha

Santa Therezinha

Defesa Civil

JF tem alagamentos mesmo sem temporal

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Mesmo sem registro de temporais, a chuva que caiu em juiz de fora no domingo foi suficiente para deixar alguns alagamentos. No Santa Terezinha ela tomou conta de uma avenida e atingiu escolas e casas. A água ficou a meio metro em algumas casas. Muitos moradores e funcionários passaram o dia limpando os imóveis e  tentando criar barreiras para evitar nova inundação.

17/01/07

Borboleta

Borboleta

Defesa Civil; Secretaria de Política Urbana

Desmoronamentos interditam ruas em JF

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Aas chuvas fortes e constantes voltaram a causar cenário de devastação por juiz de fora. pelo. No borboleta parte da via desmoronou em cima de uma casa.

17/01/07

Eldorado

Eldorado

Defesa Civil

No Eldorado, moradores levam susto de madrugada

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

No Eldorado parte de uma encosta deslizou e atingiu a fachada de uma casa

17/01/07

Linhares; Santa Cândida

Linhares; São Benedito

Defesa Civil; Secretaria de Política Urbana

Zonas Leste, Norte e Sul são as mais afetadas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

As regiões mais atingidas pelas últimas chuvas foram as regiões Leste, Norte e Sul, seguidas pelas áreas Nordeste e Oeste. No Linhares um muro de arrimo e um de bloco caíram e atingindo a parede de uma casa. No Santa Cândida parte de um barranco deslizou caindo sobre um imóvel.

19/01/07

Juiz de Fora

_

Defesa Civil

Número de registros é o maior nos últimos 10 anos na Defesa Civil

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Em 18 dias foram 1.808 atendimentos. A maior parte dos estragos na cidade foi provocada por deslizamentos de terra e infiltrações de lajes, paredes, muros e pisos.

19/01/07

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

Defesa Civil; Prefeitura de Juiz de Fora; Amac

Número de desabrigados em JF sobe para 70

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

São 681 desalojados e 70 desabrigados em JF. Deslizamento de um barranco atingiu duas residências e soterrou duas pessoas no Nossa Senhora Aparecida. Os moradores estão proibidos de entrar nos imóveis por medida de segurança, mas cobram da prefeitura uma resposta para a situação.

25/01/07

Alto Santo Antônio

Santo Antônio

Cesama; Defesa Civil; Secretaria de políticas Públicas; Prefeitura de Juiz de Fora

Chuva volta a provocar alagamentos e destruição

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

A chuva voltou a alagar diversos pontos de JF. Ruas e 4 casas foram tomadas por lama após rompimento de rede no Alto Santo Antônio.

01/02/07

Centenário; Santa Cândida

Centenário; São Benedito

Defesa Civil; Amac

Desabamento deixa 7 pessoas desalojadas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Parte de um imóvel desabou no bairro Centenário. Uma aposentada ficou com as pernas presas nos destroços e após socorro foi levada ao HPS. Além desta residência, outro imóvel, já vazio, desabou no Santa Cândida, na Zona Leste na mesma noite.

02/02/07

Centenário

Centenário

Defesa Civil

Casa no Centenário é demolida

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

A Defesa Civil demoliu o imóvel no bairro Centenário.  Sete pessoas que moravam na residência foram removidas e, segundo vizinhos, estão em casas de parente. De acordo com técnicos, as paredes e o chão da residência estavam rachados e totalmente comprometidos, em função das chuvas, inviabilizando a moradia. O imóvel possui duas partes e apenas uma foi derrubada. A outra poderá ser recuperada pelos moradores.

15/02/07

Juiz de Fora

_

Prefeitura de Juiz de Fora; Defesa Civil Nacional

JF terá R$ 1,5 mi para obras emergenciais

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

A prefeitura obteve a confirmação sobre a liberação de R$ 1,5 milhão da Defesa Civil Nacional para obras emergenciais em regiões afetadas pelas chuvas em JF. Segundo a assessoria de comunicação do executivo, os recursos serão utilizados para a construção de 40 novas casas para desabrigados e de pontes, além da reconstrução de outros imóveis danificados.

09/03/07

Ladeira

Vitorino Braga

Prefeitura de Juiz de Fora; Defesa Civil; Câmara Municipal; Polícia Militar

Casas em áreas de risco devem ser demolidas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Imóveis localizados em áreas de risco no Bairro Ladeira deverão ser demolidos pela Prefeitura nas próximas semanas. Segundo denúncias de moradores, algumas das casas estariam sendo usadas como esconderijos de criminosos e ponto de consumo e venda de drogas. A decisão pela demolição foi apresentada como a saída para solucionar o problema

12/01/08

Cidade Alta; Condomínio Chalés do Imperador; Linhares; Rosário de Minas

São Pedro; Morro do Imperador; Linhares; _

Cemig; Defesa Civil; Secretaria de Política Urbana.

4119 casas ficam sem energia na cidade alta

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Uma descarga atmosférica provocou interrupção de energia em parte da Cidade Alta. No Linhares oito pessoas ficaram desalojadas depois de desabamento parcial de casa. Em Rosário de Minas um imóvel foi destelhado.

02/02/08

Parque das Torres

Barbosa Lage/Remonta

Defesa Civil

Muro desaba, destrói casa e deixa 4 desalojados no Parque das Torres

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Uma mulher ficou ferida depois que um muro de arrimo próximo à sua casa desabou durante a chuva e destruiu parte da casa.

03/02/08

Vila dos Sonhos; Benfica; Vila Esperança II; Cascatinha

_; Benfica; Cascatinha

Defesa Civil; Demlurb

Casas são alagadas e famílias têm madrugada de medo

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Na Vila dos Sonhos dez casas foram invadidas pela água a mais de um metro de altura. Em Benfica oito casas foram inundadas. No Vila Esperança II um imóvel foi tomado por lama e água. No Cascatinha parte de um muro desabou nos fundos de um prédio.

08/02/08

Vila Alpina

São Benedito

Defesa Civil

Chuvas já deixaram 32 juizforanos desalojados

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Chove em JF desde 17 de janeiro. A Defesa Civil registrou somente em fevereiro 200 ocorrências. Foram 59 registros na Zona Leste, sendo 13 no Linhares, 57 na Zona Norte, sendo oito no Vila Esperança II, 29 na Zona Sul, com nove em Santa Luzia e cinco no Ipiranga. Ontem um imóvel que ficou em situação de risco teve de ser desocupado depois de deslizamento de um barranco no Vila Alpina.

28/02/08

Dom Bosco

Dom Bosco

Prefeitura de Juiz de Fora

Casa é demolida no Dom Bosco

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Uma residência de dois pavimentos foi demolida pela Prefeitura. O imóvel estava erguido no topo de um morro, área considerada de altíssimo risco. Ele vinha sendo monitorado há cinco anos. As famílias foram encaminhadas ao Programa de Atenção a Situações de Emergência (Pase).

13/03/08

Avenida Deusdedith Salgado, Salvaterra; Ipiranga; Sagrado Coração; Santa Efigênia; Bom Pastor

Salvaterra; Ipiranga; Sagrado Coração; Grama; Bom Pastor

Defesa Civil; Corpo de Bombeiros; Cemig

Temporal alaga ruas e deixa pessoas ilhadas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

O temporal que atingiu a cidade alagou vários bairros da cidade. No Sagrado Coração a água invadiu casas e deixou seis famílias desalojadas. No Santa Efigênia, três casas foram inundadas pela lama. Segundo a Defesa Civil, os bairros mais atingidos estão localizados na Zona Sul e na Cidade Alta.

14/03/08

Ruas josé Ladeira e Edgarde Carlos Pereira, Bairro Santa Tereza

Poço Rico

Defesa Civil; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Defesa Civil Estadual; Governo Federal

Prefeitura decreta estado de emergência em JF

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Prefeito decretou estado de emergência em JF devido à progressiva situação de risco no Santa Tereza, que engloba movimentos de terra e fendas e rachaduras nas casas e asfalto das ruas. A decisão foi tomada depois da análise do laudo preliminar feito pelo IPT.O prefeito assinalou que a demolição de residências condenadas depende de novos estudos que serão feitos pelos técnicos. 36 famílias foram obrigadas a deixarem suas casa.

14/03/08

Santa Tereza

Poço Rico

Famílias afetadas

Famílias desoladas se agarram à solidariedade

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Desde o dia 08, quando famílias foram obrigadas a deixarem suas casas, os moradores esperam por uma posição sobre quais as chances reais de voltar para a casa.

18/03/08

Santa Tereza

Poço Rico

Defesa Civil Estadual; Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Famílias aguardam demolição das casas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Prefeito esteve no local dia 15 e autorizou a demolição das casas condenadas, mas até dia 17 a demolição não teria data prevista. Em uma das casa rebocos soltaram e a marquise cedeu.

18/03/08

Bairro JK

Costa Carvalho

Defesa Civil; Corpo de Bombeiros; Prefeitura de Juiz de Fora

Barranco desaba, soterra homem e 69 são desalojados

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Um barranco deslizou e a Defesa Civil interditou 19 edificações como medida de segurança. Apenas duas casas foram atingidas parcialmente e uma pessoa foi soterrada.

18/03/08

Bairro JK

Costa Carvalho

Famílias afetadas

Relatos de desespero e medo na vizinhança

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

O deslizamento da encosta deixou os moradores da região em pânico.

19/03/08

Santa Tereza

Poço Rico

Defesa Civil Estadual; Defesa Civil; Secretaria de Governo e Articulação Institucional

Quadro se agrava, e imóveis desabam em Santa Tereza

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Rachaduras nas casas e rua aumentaram 5 cm em 24 horas e estalos podem ser ouvidos a todo momento. Defesa Civil Estadual pediu isolamento total da área. Houve o segundo desmoronamento parcial em dez dias.

19/03/08

Bairro JK

Costa Carvalho

Defesa Civil

Região de deslizamento no JK está vulnerável

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Cômodos de um imóvel foram demolidos e as edificações interditadas ficarão nessa situação até, pelo menos, o fim do período chuvoso.

19/03/08

Bairro JK

Costa Carvalho

Famílias atingidas

Famílias tentam se recuperar do susto

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

As famílias que moram na área interditada tentam retomar suas vidas após o susto.

20/03/08

Santa Tereza

Poço Rico

Secretaria de Política Urbana; Prefeitura de Juiz de Fora; Defesa Civil

Demolição é feitas às pressas e pára Santa Tereza

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Três edificações foram demolidas. A decisão foi tomada em reunião após área de risco se agravar, depois que uma casa desmoronou parcialmente e as fendas nas ruas cresceram 10 cm em 24 horas.

20/03/08

Santa Tereza

Poço Rico

Defesa Civil; Secretaria de Política Social;

Novas demolições podem ocorrer hoje

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Novas demolições de casas podem ser definidas após a retirada de escombros resultado da demolição já efetuada. A manutenção da interdição da área continua.

20/03/08

Santa Tereza; Bairro JK

Poço Rico; Costa Carvalho

Câmara dos Vereadores; Defesa Civil

Moradores criam associação

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

A Assosciação dos Proprietários e Inquilinos dos Imóveis do Bairro Santa Tereza Interditados pela Prefeitura de Juiz de Fora foi criada na Câmara dos Vereadores. A intenção é acompanhar oficialmente de perto a situação da área. No JK parte dos 69 desalojados das residências interditadas reivindicam novas providências para resolução do caso.

21/03/08

Santa Tereza

Poço Rico

Defesa Civil; Cemig; Ministério Público; Secretaria de Governo e Articulação Institucional

Mais 3 imóveis são demolidos no Santa Tereza

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Agora já são nove casas derrubadas. As fendas continuam a evoluir rapidamente na região afetada pelo deslizamento de terra. Em função disso os imóveis continuam cedendo.

21/03/08

Santa Tereza

Poço Rico

Famílias atingidas

Sonhos de famílias soterrados

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

O sentimento dos moradores durante a demolição era de desolação.

16/05/08

Santa Tereza

Poço Rico

Associação dos Proprietários e Inquilinos dos Imóveis interditados do Bairro Santa Tereza; Prefeitura de Juiz de Fora; Câmara Municipal

Moradores do Santa Tereza temem ficar sem indenização

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

A Associação dos Proprietários e Inquilinos dos Imóveis interditados do Bairro Santa Tereza teme o não recebimento da indenização prometida pela Prefeitura ou a dificuldade de viabilização da mesma. O prefeito garantiu que assumiria o ressarcimento dos prejuízos e que utilizaria parte do dinheiro arrecadado com o leilão de terrenos públicos.

29/05/08

Santa Tereza

Poço Rico

Associação dos Proprietários e Inquilinos dos Imóveis interditados do Bairro Santa Tereza; Prefeitura de Juiz de Fora; Câmara Municipal

Indenização é debatida na câmara

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Audiência vai discutir sobre possibilidade de parte do dinheiro arrecadado com leilões de terrenos ser usada no pagamento.

04/07/08

Santa Tereza

Poço Rico

Famílias que tiveram imóveis demolidos; Prefeitura de Juiz de Fora; Instituto de Criminalística de BH; Amac.

Moradores devem acionar justiça

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Moradores que tiveram imóveis demolidos irão acionar a justiça para garantir as indenizações. Famílias vão perder o auxílio social pago pela prefeitura. Ainda não há posição da Amac sobre uma possível renovação do benefício. O prefeito José Eduardo Araújo afirmou que o ressarcimento das famílias é uma questão da justiça, uma vez que o laudo do Instituto de criminalística de BH apontou fenômenos naturais como a principal causa para os deslizamentos.

10/07/08

Santa Tereza

Poço Rico

Polícia Civil; Ministério Público (MP); Defesa Civil; Instituto de Criminalística de BH.

Polícia Civil conclui inquérito e encaminha ao MP

Jornal Tribuna de Minas; Geral 6 ETC

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre movimentos no solo no Santa Tereza, que levaram a demolição de 13 imóveis. O inquérito foi encaminhado ao MP e está fundamentado nos laudos da Defesa Civil e do Instituto de Criminalística de BH.

11/07/08

Santa Tereza

Poço Rico

##############

Prefeitura não define se prorroga benefício

Jornal Tribuna de Minas; Geral 9

O prefeito José Eduardo Araújo afirmou que o ressarcimento das famílias é uma questão judicial, pois o laudo do Instituto de criminalística de BH aponta que a Prefeitura não tem culpa sobre os desmoronamentos. A partir da análise do levantamento preliminar realizado por técnicos do Instituto de Pesquisas tecnológicas do Estado de São Paulo , em confronto com os laudos utilizados pela polícia, será possível afirmar quais providências são cabíveis.

15/07/08

Santa Tereza

Poço Rico

Famílias inquilinas que tiveram imóveis demolidos; Amac; Prefeitura de Juiz de Fora; Associação dos Proprietários e Inquilinos dos Imóveis Demolidos em Santa Tereza;

Inquilinos perdem auxílio social

Jornal Tribuna de Minas; Geral 6

O benefício está extinto para 4 famílias que pagavam aluguel e sob processo de análise, em relação a uma possível prorrogação, para outras nove que tinham casa própria.

01/08/08

Santa Tereza

Poço Rico

A Promotoria de Meio Ambiente e Urbanismo; Ministério Público de MG; Instituto de Criminalística de BH; Defesa Civil; Polícia Civil.

MP vai pedir nova perícia

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

A Promotoria de Meio Ambiente e Urbanismo vai acionar o Ministério Público de MG para a realização de nova perícia na área afetada por movimentos de terra no bairro Santa Tereza. A intenção é confrontar a avaliação dos especialistas da Central de Apoio Técnico do MP estadual com os resultados do laudo do Instituto de Criminalística de BH e do relatório da Defesa Civil.

07/08/08

Santa Tereza, Zona Sudeste

Poço Rico

#############

Moradores querem intervenções urgentes

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Proprietários de casas demolidas e interditadas se reuniram com o promotor de Meio Ambiente e Urbanismo e pediram que o Ministério Público acione a Prefeitura para garantir intervenções urgentes na área e a revitalização da encosta localizada entre as ruas José Ladeira e Edgard Carlos Pereira, ima vez que o período das chuvas está chegando. O promotor garantiu que solicitará à prefeitura obras e revisão de serviços na área.

06/09/08

Santa Tereza

Poço Rico

Proprietários que tiveram seus imóveis demolidos e interditados; Instituto de Criminalística de BH; Polícia Civil; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)

Tragédia completa seis meses marcada por indefinições

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

No dia 8 de março, quando trincas em casas e ruas evoluíram 1,5 cm em poucas horas, nenhum dos 13 proprietários que tiveram seus imóveis demolidos imaginavam que perderiam seu patrimônio 11 dias depois. Já as 41 famílias que tiveram seus imóveis interditados, mas voltaram para o local, convivem com o medo de um novo deslizamento. Mas o Instituto de Criminalística de BH garantiu que o local não apresenta riscos, mesmo com a chegada do período chuvoso.

06/09/08

Santa Tereza

Poço Rico

Moradores que voltaram para o Santa Tereza

Lona vinílica é usada para cobrir área

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Cobertura do talude com lona vinílica de mais de 5 mil metros quadrados objetiva impermeabilizar água da chuva para evitar deslizamentos no período chuvoso. Material foi doado por empresário.

06/09/08

Santa Tereza

Poço Rico

Moradores que optaram por não abandonar o imóvel no Santa Tereza

Com medo moradores mudam hábito

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Além de conviver com o medo, moradores da rua Edgard Carlos Pereira estão sem coleta de lixo e rede de captação de água.

16/09/08

Bairro JK; Santa Tereza, Zona Sudeste

Costa Carvalho; Poço Rico

Moradores dos bairros; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Defesa Civil

Moradores temem novos deslizamentos

Jornal Tribuna de Minas; Geral 6

Com a chegada do período chuvoso e a previsão de chuva para os próximos dias, moradores temem pelos seus imóveis, já que a instalação de lonas para evitar novos deslizamentos ainda não foi concluída. Segundo a Prefeitura, a instalação das lonas terminará antes das chuvas e as obras de captação de água já estão previstas.

19/10/08

Santa Tereza

Poço Rico

Amac; Associação dos Proprietários e Inquilinos dos Imóveis Demolidos em Santa Tereza

Famílias perdem auxílio social

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Até o fim deste mês, as nove famílias proprietárias de casas demolidas no Santa Tereza receberão a última parcela do auxílio social. Os proprietários tiveram o auxílio estendido por três meses.

08/11/08

Santa Tereza

Poço Rico

Cesama; Moradoes do Santa Tereza

Período chuvoso volta a amedrontar Santa Tereza

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Durante o temporal o esgoto retornou e inundou uma casa. A chuva apenas potencializou o problema de entupimento da rede de esgoto. A Cesama limitou-se em informar que a rede foi desobstruída. Além disso, moradores também temem que a chuva volte a afetar a estabilidade das construções.

18/11/08

Santa Tereza

Poço Rico

Vereadores Flávio Checker e Isauro Calais; Moradores afetados por deslizamento de terra no Santa Tereza; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)

Ausência de verba para Sta Tereza causa polêmica

Jornal Tribuna de Minas; Política 7

Em reunião no plenário da Câmara, ficou claro que um dos principais temores de quem mora na região é de que nenhum recurso seja destinado para amenizar os resultados da tragédia. Segundo o vereador Isauro Calais, é imprescindível que antes de tudo a prefeitura disponibilize R$60 mil para a realização de um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

19/11/08

Santa Tereza

Poço Rico

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Promotoria de Urbanismo e Meio Ambiente; Associação dos Proprietários e Inquilinos dos Imóveis Demolidos em Santa Tereza; Cesama; Defesa Civil; Secretaria de Obras

PJF vai pagar laudo sobre Santa Tereza

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) deve ser contactado por Ministério Público para a realização de estudo geotécnico e geológico. A proposta também objetiva agilizar a execução do laudo para revelar as reais causas do problema.

19/11/08

Santa Tereza

Poço Rico

Prefeitura de Juiz de Fora; Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Associação dos Proprietários e Inquilinos dos Imóveis Demolidos em Santa Tereza

Decisão alivia angústia, mas medo permanece

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

O comprometimento da prefeitura em contratar o IPT de São Paulo para avaliar as causas do desmoronamento de terras aliviou a angústia das famílias que perderam suas casas e daquelas que ainda vivem no local. Contudo os moradores temem que outros movimentos de solo sejam desencadeados com o período chuvoso.

03/12/08

Santa Tereza

Poço Rico

Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT); Ministério Público; Promotoria de Urbanismo e Meio Ambiente; Associação dos Proprietários e Inquilinos dos Imóveis Demolidos em Santa Tereza;

MP garante estudo gratuito sobre as causas da tragédia

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Estudo geológico e geotécnico que apontará as causas do deslizamento de terra será efetuado gratuitamente pelo IPT de SP. No entanto, o início da investigação depende do andamento dos trabalhos dos peritos do IPT em SC, RJ e SP.

03/12/08

Santa Tereza

Poço Rico

Câmara Municipal

Emenda garante R$ 2 milhões para Santa Tereza

Jornal Tribuna de Minas; Política 3

Santa Tereza será contemplado com R$ 2milhões em 2009. Segundo emenda apresentada pelos 19 vereadores, a verba será destinada à desapropriação dos imóveis, pelo valor venal, para a recuperação ambiental e reurbanização da área.

07/03/09

Santa Tereza

Poço Rico

PJF, Defesa Civil e moradores desabrigados

Famílias de Santa Tereza vivem um ano de incerteza e dor

Tribuna de minas, Geral, pág. 3

O drama afetou 56 famílias, sendo que 13 perderam patrimônios e não foram indenizadas: nas ruas, o quadro de abandono persiste e ainda há imóveis interditados após um ano da tragédia. Além do medo de novos deslizamentos, nas vias do bairro sobram problemas com serviços essenciais, como coleta de lixo.

04/04/09

Santa Tereza

Poço Rico

PJF, Defesa Civil e moradores desabrigados

Proprietários de casas demolidas: Moradores de Santa Tereza terão primeiro encontro com prefeito

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

Custódio deve ouvir reivindicações dos moradores, enquanto grupo espera propostas concretas de indenização. Esperando pela apresentação de propostas, a associação dos moradores do bairro atingidos pela tragédia recebeu com desânimo a notícia negativa sobre os problemas enfrentados pelos moradores.

14/04/09

Santa Tereza

Poço Rico

PJF, Defesa Civil e moradores desabrigados

Primeiro encontro com Custódio: Moradores de Santa Tereza cobram ações efetivas

Tribuna de minas, Geral, pág. 5

O grupo buscava soluções para os problemas junto ao prefeito sobre as indenizações das famílias atingidas, uma vez que a própria PJF que foi responsável pelo desmantelamento das casa e também a realização de obras de revitalização de obras na região.

15/04/09

Santa Tereza

Poço Rico

PJF, Defesa Civil e moradores desabrigados

Em busca de indenização: Moradores de Sta Tereza terão que ir à Justiça

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

Na última reunião, os moradores ouviram o que temiam por parte da PJF: não iriam receber indenizações do município ao menos que entrem na justiça. O laudo geológico e geotécnico que apontará as causas dos deslizamentos de terra ainda não foi realizado.

27/08/09

Santa Tereza

Poço Rico

PJF, Defesa Civil e moradores desabrigados

Solo de Santa Tereza passa por investigação

Tribuna de minas, Geral, pág. 3

Depois de mais de um ano e meio da demolição de 13 residências em razão de deslizamentos de terra na região. O estudo foi encomendado pela PJF com a intenção é somente entender que tipo de contenção poderá ser feita nas principais vias do bairro. Sondagens começaram há 40 dias na área, no entanto ainda há polêmica se será possível saber a causa dos deslizamentos.

08/10/09

Santa Tereza

Poço Rico

Moradores

Deslizamentos em Santa Tereza: Moradores querem reabrir negociações

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

Os moradores que tiveram suas casas demolidas pela PJF após o deslizamentos na região, pretendem reabrir as negociações de indenizações com o poder público. Segundo a PJF qualquer negociação sobre o assunto estaria suspensa enquanto os moradores não contestassem o laudo ou entrassem na Justiça para exigir uma indenização da PJF.

08/10/09

Santa Tereza

Poço Rico

PJF, Moradores

PJF tem projeto para Santa Tereza, mas falta verba

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

A solução encontrada para retomar as condições de tráfego das ruas afetadas e tornar a área edificante será o envio para o Ministério das Cidades, um pedido para a liberação de verba, já que a PJF não possui recursos financeiros para tais obras.

29/10/09

Santa Tereza

Poço Rico

PJF, Defesa Civil

Troca de lonas em Santa Tereza e no JK

Tribuna de minas, Serviço, pág. 5

A Defesa Civil iniciou ontem a troca das lonas que protegem os taludes dos bairros Santa Tereza e JK. A má conservação das lonas representava riscos para os moradores do entorno à medida que não impede deslizamentos nas áreas.

30/10/09

Santa Tereza

Poço Rico

Cesama, S.O.

Manilha quebra e abre buraco

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

O vazamento de uma manilha na rua Edgar Carlos Pereira voltou a preocupar os moradores do Santa Tereza, o grande medo da comunidade é que a situação precária do sistema de esgoto indique o risco de uma nova tragédia. Apesar das reclamações, a assessoria da Cesama disse que o problema não tem nada haver com os deslizamentos que ocorreram em março.

03/12/10

Santa Tereza

Poço Rico

PFJ, PMI, BNDS, PAC

Nove áreas de risco recebem obras do PAC

Tribuna de Minas, Geral, pág. 5

Os bairros Santa Tereza, Ladeira, Alto dos Três Moinhos, Linhares (Vila Fortaleza), Santa Rita, Parque Guarani, Conjunto JK, Santa Cruz vão receber obras de contenção de encostas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Doze pontos terão intervenções com recursos do BNDS, a partir da linha de projetos multissetoriais integrados urbanos (PMI) serão executados obras como contenção de encostas, construção de escadões, meio-fio, pavimentação, intervenções no saneamento, remoção de famílias em áreas de risco, construção e reforma de casas.

25/03/08

Linhares

Linhares

Defesa Civil

Parte de casa desaba no bairro Linhares

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Como consequência da chuva um imóvel desabou parcialmente.

21/08/08

Novo Triunfo I

Barreira do Triunfo

Cerca de 300 famílias moradoras do loteamento; Prefeitura de Juiz de Fora; Secretaria  de Planejamento e Gestão Estratégica; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social

300 famílias temem por segurança de casas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Famílias temem pela segurança e integridade dos seus imóveis. O grupo tem receio que parte da terra movimentada no alto de um terreno localizado acima de suas casas, para a implantação de outro loteamento,  desça com a  chegada do período chuvoso. O problema foi discutido em audiência pública na Câmara Municipal.

19/09/08

Leito da Leopoldina (bairro Ladeira)

Vitorino Braga

Defesa Civil; Secretaria de Política Social;

Defesa Civil demole mais uma casa

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

A Defesa Civil voltou ao Leito da Leopoldina para demolição da segunda casa com risco de desabamento.  a demolição ficou a cargo da Secretaria de Políticas Social (SPU). A região, uma das nove em estado de risco na cidade, possui propriedades que precisam ser desocupadas por perigo de desabamento. O objetivo é garantir a segurança dos moradores.

03/10/08

Vila Alpina; Vila Olavo Costa

São Benedito; Vila Olavo Costa

Defesa Civil

JF já registrou 43% da chuva esperada para o mês

Jornal Tribuna de Minas; Geral 9

A chuva forte provocou estragos; deixou três pessoas desalojadas na Vila Alpina, devido a um deslizamento de terra, e outras seis na Vila Olavo Costa devido a um destelhamento.

07/10/08

Retiro; Grama

Retiro; Grama

Defesa Civil; Corpo de Bombeiros

Vendaval provoca destruição e deixa 31 desalojados

Jornal Tribuna de Minas; Geral 7

No Retiro uma casa desmoronou, uma foi parcialmente destruída por uma árvore, outras duas foram destelhada pelo vento e outra sofreu inundação; No Grama outra família foi surpreendida pela queda de uma árvore sobre sua residência.

07/10/08

Grama; Alto Santo Antônio

Grama; Cruzeuro Santo Antônio

Defesa Civil; Corpo de Bombeiros

Árvore de 20 metros atinge casa; família escapa

Jornal Tribuna de Minas; Geral 7

Uma árvore destruiu o telhado de uma casa no Grama. No alto Santo Antônio o vento destelhou casas

07/10/08

Grama, Zona Nordeste; Alto Santo Antônio; Retiro

Grama; Santo Antônio; Retiro

Defesa Civil

Famílias afetadas recebem material da Defesa Civil

Jornal Tribuna de Minas; Geral 7

A Defesa Civil distribuiu telhas, cobertores, colchonetes e cestas básicas para famílias atingidas pela chuva e pelo vendaval.

09/10/08

Zonas Leste e Sudeste

_

Defesa Civil

Defesa Civil registra quatro destelhamentos em 24 horas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5 ETC

Entre 18h de 07/10 e 18h de 08/10 a Defesa Civil registrou quatro casos de destelhamento parcial.

19/10/08

Parque Independência

Grama

Defesa Civil

Temporal provoca desabamento de casa e queda de árvores em JF

Jornal Tribuna de Minas; Geral 6

Uma casa desabou deixando uma pessoa ferida durante o temporal.

21/10/08

Furtado de Meneses; Parque Independência

Furtado de Meneses; Grama

Defesa Civil

Chuva já ultrapassa média histórica do mês em 41%

Jornal Tribuna de Minas; Geral 6

A chuva do final de semana voltou a provocar estragos em Juiz de Fora e deixou mais duas famílias desalojadas. No Furtado de Meneses uma casa foi destelhada. No Parque Independência houve desabamento parcial de uma residência. Entre 18h de 19/10 e 18h de 20/10 a Defesa Civil registrou dez destelhamentos parciais, seis escorregamentos de terras, seis inundações, cinco desabamentos parciais e sete orientações técnicas preventivas.

08/11/08

Barreira do Triunfo; Ponte Preta

Barreira do Triunfo; Benfica

Defesa Civil

Temporal deixa 20 desalojados

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Temporal destelha dois imóveis e  dois conjuntos de apartamentos com 16 unidades na Barreira do Triunfo e cinco casas na Ponte Preta.

11/11/08

Zonas Norte, Leste e Nordeste;  Vila Melo Reis

_

Defesa Civil;

JF tem 39 desalojados por causa das chuvas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Trinta e nove pessoas e 11 famílias estão desalojadas em JF. Destelhamentos, desabamentos parciais de edificações e deslizamentos de terra estão entre as causas mais comuns. O caso mais recente foi na Vila Melo Reis onde paredes de um imóvel cederam.

20/11/08

Santa Rita

Santa Rita

Cemig; Prefeitura de Juiz de Fora; Emcasa

35 famílias devem deixar suas casas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 6

Trinta e cinco imóveis devem ser desocupados. A Cemig, proprietária do terreno, alega que pediu reintegração de posse porque as construções estão muito próximas às torres de transmissão de energia elétrica, o que caracteriza situação de risco.

04/12/08

Distrito Industrial; Ponte Preta

Benfica

Defesa Civil

Rajada de vento destelha casas na Zona Norte

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Frente fria provocou o destelhamento parcial de oito imóveis, sete no Distrito Industrial e uma no Ponte Preta. Famílias receberam telhas e madeira para recompor as moradias, além de colchões,cobertores, lonas e cestas básicas.

05/12/08

Santa Cecília

Santa Cecília

Defesa Civil

Casa desaba e desaloja família

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

O desabamento parcial de um imóvel provocou momentos de pavor em uma família. De acordo com a Defesa Civil, o imóvel passou por obras sem orientação técnica.

14/12/08

Juiz de Fora

_

Defesa Civil

JF precisa de R$70 mi para evitar desastres naturais

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Plano Municipal de Redução de Riscos, feito pela Defesa Civil, aponta que JF precisa de R$ 70,43 milhões para se preparar contra desastres naturais. O estudo revela a necessidade de intervenções em infraestrutura em 42 áreas de risco para inundações e escorregamentos de terra e pedra. Em uma escala de 1 a 4, 30% desses locais tem grau máximo (4) de perigo. Os outros 70% tem grau 3, significando que também estão sujeitos a ocorrências graves. A lista das 42 áreas mapeadas podem ser vistas na reportagem.

14/12/08

Juiz de Fora

_

Pesquisador e professor da UFJF – Márcio Marangon; Defesa Civil

Pesquisador propõe órgão para monitorar encostas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

Pesquisador e professor da UFJF defende a criação de um órgão técnico prório para fazer o monitoramento permanente das encostas. Essa medida é fundamental  já que 65% a 70% do perímetro urbano são encostas.

14/12/08

Juiz de Fora

_

Defesa Civil, UFRJ, UFRRJ e Instituto de Pesquisas Tecnológicas  de SP; Ministério das Cidades

Infra-estrutura de ruas é intervenção mais cara

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

O investimento na infra-estrutura de ruas é a operação mais dispendiosa do Plano Municipal de Redução de Riscos. O estudo foi realizado com consultoria de especialistas da UFRJ, UFRRJ e IPT de SP.

16/12/08

Juiz de Fora

_

Defesa Civil

A vida não tem preço

Jornal Tribuna de Minas; Opinião 2

De acordo com o Plano Municipal de Redução de Riscos, estudo da Defesa Civil, existem 42 áreas que carecem de intervenção para evitar inundações e escorregamentos de terra e pedra. Em uma escala de 1 a 4, 30% desses locais tem grau máximo (4) de perigo. Os outros 70% tem grau 3, significando que também estão sujeitos a ocorrências graves. Técnicos apontam para a obtenção de recursos na ordem de R$ 70 milhões.

16/12/08

Nossa Senhora de Fátima

Martelos

Defesa Civil

Defesa Civil remove cinco famílias

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Cinco famílias foram removidas de suas casas depois que muro de uma construção na via acima caiu. Segundo a Defesa Civil, a edificação de dois andares apresentava risco iminente de desabamento.

20/12/08

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

Defesa Civil

Cidades arrasadas pelas chuvas contabilizam prejuízos

Jornal Tribuna de Minas; Geral 4

Em Juiz de Fora a Defesa Civil interditou um imóvel no Nossa Senhora Aparecida. Um muro de contenção de 12 metros desabou. Com o encharcamento do solo, a terra deslizou, carregando a construção.

24/12/08

Manoel Honório; São Mateus

Manoel Honório; São Mateus

Defesa Civil

Pancada provoca alagamentos em JF

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Das várias ocorrências registradas pela Defesa Civil, uma foi no Manoel Honório, onde uma casa teria sido alagada. Outra foi no São Mateus, onde a enxurrada fez com que o barro invadisse uma residência.

30/12/08

Santa Cruz; Santa Cândida; Vitorino Braga

Santa Cruz; São Benedito; Vitorino Braga

Defesa Civil; Corpo de Bombeiros

Saturação do solo aumenta riscos de deslizamentos

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

A Defesa Civil registrou 276 ocorrências. A mais grave foi o desabamento de um prédio de dois andares em Santa Cruz. No Santa Cândida oito imóveis tiveram parte dos fundos interditada depois que um barranco começou a deslizar. No Vitorino Braga duas casas foram interditadas depois que um barranco começou a deslizar.

31/12/08

Ledeira Alexander Leonel, Cascatinha

Cascatinha

Defesa Civil

Deslizamento volta a ameaçar prédio

Jornal Tribuna de Minas; Geral 5

Condomínio Jardim Liú voltam a ser assombrados pelo risco de danos à estrutura do prédio.

02/04/09

Progresso, Nossa Senhora Aparecida, Linhares, Santa Rita

Progresso; Nossa Senhora Aparecida; Linhares; Santa Rita

Defesa Civil

103 imóveis foram demolidos no período chuvoso em Juiz de Fora

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

Houve demolições em todas as regiões da cidade, no entanto, os bairros mais afetados foram Progresso, Nossa Senhora Aparecida, Linhares e Santa Rita. Alguns moradores procuraram abrigo em casa de parentes enquanto outros foram inseridos no PASES.

10/09/09

Conjunto JK

Costa Carvalho

PJF, Defesa Civil

Moradores do Conjunto JK temem deslizamentos

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

No bairro, onze casas permanecem interditadas pela Defesa civil; PJF diz que será feito estudo do solo.

21/10/09

Zona Leste

_

PJF, Defesa Civil

Duas horas de tempestade: Chuva torrencial castiga a cidade

Tribuna de minas, Geral, pág. 5

Na zona leste, a mais afetada pelo temporal, um idoso de 75 anos ficou soterrado: houve estragos em outras regiões, e a defesa civil atendei 141 chamados, para dar conta da demanda, ela precisou do apoio de equipes de outras duas secretarias, a CESAMA e a S.O.

17/11/09

Juiz de Fora

_

Defesa Civil

Morros viam lixões: Perigo iminente nas encostas

Tribuna de minas, Geral, pág. 3

Das 555 ocorrências atendidas pela Defesa Civil este mês, 291 são de deslizamentos de terra, muitos provocados por resíduos nas áreas íngremes. O uso das encostas como depósito irregular de lixo é uma das grandes preocupações no período chuvoso na cidade, que já possui a topografia irregular como agravante para os deslizamentos de terra. A zona leste apresenta o maior número de pontos vulneráveis segundo o levantamento da própria defesa civil.

10/12/09

Juiz de Fora

_

Defesa Civil, S.O., Cemig

Em vários pontos: Chuva alaga ruas e traz preocupação em bairros

Tribuna de minas, Geral, pág. 5

Temporal, com rajadas de vento, durou uma hora, mas foi suficiente para provocar transtornos em toda a cidade.

11/12/09

Santa Cecília

Santa Cecília

Defesa Civil

Estrutura comprometida: Defesa Civil condena casa no Santa Cecília

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

Escada do imóvel, que será demolido, desabou durante temporal enquanto outra casa teve queda parcial na sua estrutura.

19/12/09

Zona Sul e Cidade Alta

 

Defesa Civil

Verão a vista: Temporal com ventos de 102 Km/h

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

Granizo e raios assustaram população e, com ventania, houve destelhamento e quedas de árvores sobre rede elétrica, o que deixou 38 mil sem energia. As regiões mais afetadas foram Zona Sul e Cidade Alta.

29/12/09

Juiz de Fora

_

Defesa Civil

Após chuvas fortes: Ruas interditadas, erosões e desalojados

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

Defesa Civil atendeu 31 chamadas, maioria na Zona Sul, e precisou intervir em rua na Zona Norte. A Cidade Alta também foi prejudicada. Pontos de alagamentos, deslizamentos, erosões e quedas de árvores foram os principais rastros deixados pelas chuvas.

06/01/10

São Bernardo

São Bernardo

Defesa Civil

Casas desabam sobre prédio no São Bernardo

Tribuna de minas, Geral, pág. 3

Desabamento no São Bernardo atingiu o edifício na rua Cesário Alvim, deixando 20 famílias desalojadas. Os moradores da área ficaram inconformados e choraram as perdas. A área continuará sendo monitorada pela Defesa Civil para evitar novos deslizamentos.

06/01/10

Alto dos Passos; Mundo Novo

Alto dos Passos; Mundo Novo

Defesa Civil

Alto dos Passos e Mundo Novo: Moradias ameaçadas na Zona Sul

Tribuna de minas, Geral, pág. 3

Obra em encosta ocasionou os deslizamentos, moradores de 17 imóveis foram orientados a deixar suas casas, fechando assim duas ruas no bairro.

14/01/10

Bandeirantes

Bandeirantes

Defesa Civil

Prédio desaba no Bandeirantes

Tribuna de minas, Geral, pág. 3

Um prédio de cinco andares ruiu, cerca de trinta moradores perderam tudo, um deles estava no último andar, mas sobreviveu. A ampliação do prédio havia sido embargada, acredita-se que havia irregularidades no prédio.

23/02/10

Juiz de Fora

_

Defesa Civil

Consequência das chuvas: Mais de seis casas demolidas em JF.

Tribuna de minas, Geral, pág. 5

Em diversos pontos da cidade, as casas danificadas pelo período chuvoso vão ser demolidas para evitar riscos aos seus moradores. As áreas mais afetadas são: na zona norte, leste e sul.

12/03/10

Vitorino Braga

Vitorino Braga

Defesa Civil

Apreensão na Zona Leste: Deslizamento leva a interdição de casa

Tribuna de minas, Geral, pág. 4

O problema teria sido ocorrido após uma obra da PJF de captação de esgoto na rua acima da casa no bairro Vitorino Braga. Moradores pedem agilidade nas obras para poderem retornar à suas casas.

22/08/10

Juiz de Fora

_

Programa de resposta aos desastres (PRD), Ministério da Integração Nacional, PJF

Risco em encostas: Casas ameaçadas pela chuva são reformadas

Tribuna de Minas, Geral, pág. 6

A S.O. formou uma comissão para identificar os critérios da PRD como a localização dessas áreas de riscos, indicando assim a prioridades de cada família. As principais áreas da cidade atingida pela chuva são: Linhares, Progresso, Ponte Preta, Jardim Natal, Jóquei Clube, Milho Branco, Santa Cruz, Santa Lúcia, Vitorino Braga, Bela  Aurora, Santa Luzia, Teixeiras e Vale Verde.

23/10/10

Juiz de Fora

_

PJF, Defesa Civil,

Período chuvoso: 36 mil juizforanos em imóveis de alto risco

Tribuna de Minas, Geral, pág. 3

O período chuvoso aumenta o risco de deslizamentos e inundações. Conforme a defesa civil,  parte dos moradores dos imóveis em áreas de risco serão removidos, alguns inseridos no programa Minha Casa Minha Vida e outros auxiliados pelo PASE Programa de Auxílio Social Emergencial que a PJF financia ajudando as famílias com o valor de 180,00 para o custeio do aluguel e demolição do imóvel condenado.

03/12/10

Granjas Bethânia, Linhares, Parque Guarani, Jóquei Clube

Granjas Bethânia, Linhares, Bandeirantes, Jóquei Clube

Defesa Civil

Quatro casas desabam com chuvas

Tribuna de Minas, Geral, pág. 5

As chuvas provocaram deslizamentos nos bairros citados deixando moradores desalojados. Não houve feridos, somente danos materiais.

04/12/10

Grama

Grama

Defesa civil e moradores

Casas interditadas

Tribuna de Minas, Geral, pág. 4

No  Grama, edificação de três andares foi interditada por causa da força da água de um córrego que passa nos fundos do imóvel.

29/12/10

Marilândia

Novo Horizonte

Defesa civil e moradores

Defesa Civil interdita oito casas em área da tragédia

Tribuna de Minas, Geral, pág. 3

Causas da movimentação de terras no Marilândia ainda são investigados,  nesse incidente morreu um menino de 4 anos.

29/12/10

Juiz de Fora

_

Defesa civil

Reclamações de alagamentos acontecem por toda a cidade

Tribuna de Minas, Geral, pág. 4

Por toda a cidade, reclamações sobre inundações foram as mais frequentes, conforme os moradores foram danificados móveis, utensílios domésticos e roupas.

03/02/11

Leito da Leopoldina; Alto Santo Antônio; Três Moinhos,

Vitorino Braga; Santo Antônio; Linhares

Defesa Civil

Famílias ocupam áreas condenadas

Jornal Tribuna de Minas; Geral 3

A Tribuna percorreu o antigo Leito da Leopoldina, o Alto Santo Antônio e o Bairro Três Moinhos, pontos onde tragédias já ocorreram em anos passados, e a situação persiste. Foram encontradas inclusive famílias que voltaram a residir em lugares condenados, conforme mapeamento de risco da própria Defesa Civil.

NuGea – Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação