UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

BANCO DE NOTICIAS: Categoria – Legislação e Planejamento Urbano

Você está em: Bancos de dados > Dinâmicas urbana e regional em cidades médias > Habitação em Juiz de Fora > BANCO DE NOTICIAS: Categoria - Legislação e Planejamento Urbano

Categoria: Legislação e Planejamento Urbano
Data da Publicação   Local Atores envolvidos Título Fonte Resumo
05/02/06     Imobiliárias, estudantes JF recebe estudantes com mercado imobiliário saturado Tribuna de Minas, Economia, pág. 7 O discurso das imobiliárias é de não ter imóveis disponíveis para o tamanho da procura, por isso são obrigadas a praticar preços mais altos. Uma das opções dos estudantes é recorrer a pensões ou repúblicas que são mais baratos.
19/02/06   _ _PJF JF recebe mais de 90 milhões em condomínio Tribuna de Minas, Economia, pág. 5 Longe do centro, com uma estrutura de lazer oferecendo atrativos; ameaça a sensação de segurança, e critica as ilhas sociais por de trás dos muros fechados. Segundo estimativas da PJF, são cerca de 30 loteamentos que virá a ser condomínios fechados, que concentraram mais de 15 mil moradores, uma verdadeira formação de ilhas sociais.
02/08/06   _ PJF, Alphaville Alphaville deve sair até maio de 2007 Tribuna de Minas, Economia, pág. 7 A Assessoria do condomínio informou que está esperando a licença da FEAM para construir o empreendimento que terá 2.178 milhões metros próximo ao Expominas, o condomínio residencial é considerado de luxo.
22/03/09   _ Centro de Pesquisa Social, PJF, Ipplan Ausência de planejamento: Crescimento desordenado amplia risco de favelização Tribuna de Minas, Geral, pág. 3 A expansão urbana em Juiz de Fora atinge áreas cada vez mais distantes do núcleo urbano. O crescimento da mancha urbana ignora a legislação municipal que regulamenta o uso e a ocupação do solo. O poder público acaba criando novos bairros sem nenhuma infraestrutura, as habitações não possuem redes de água, esgoto, pavimentação de ruas, calçamento, linhas de ônibus entre todo serviços. A ausência de planejamento torna mais real a ameaça de favelização em Juiz de Fora.
20/10/09   _ CPS, UFJF, SPMs, PJF Seminário debate situação habitacional Tribuna de Minas, Geral, pág. 3 O 1º Seminário regional sobre política municipal de habitação: Juiz de Fora e Zona da Mata mineira debaterá a lei 11.888/2008 que assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência pública e gratuita para o projeto  e construção de habitação de interesse social.
27/12/09   _ PJF, UFJF, Crise de espaços é ameaça Tribuna de Minas, Perspectiva, pág. 5 O crescimento desordenado de Juiz de Fora, com a expansão repentina de determinadas áreas em contrapartida, a subutilização de outras, preocupa arquitetos e urbanistas. As legislações de uso e ocupação do solo precisam ser repensadas para os dias atuais, principalmente para as áreas do Centro, Cidade Alta e Zona Sul.
26/02/10   _ _ Aluguéis sobem cerca 8% a 10% na cidade Tribuna de Minas, Economia, pág. 9 Explosão na procura permitem reajustes acima do IGP-M que atingiu um recorde esse mês de 1,18%. Com o início do ano letivo das faculdades locais, há também um aumento na procura desses imóveis para  alugar, com o aumento da procura, por isso a lei de mercado abre precedentes para a especulação imobiliária em JF.
14/03/10   _ _ Alta Demanda: A difícil tarefa de achar moradia em JF Tribuna de Minas, Economia, pág. 7 Com o início do ano letivo, os estudantes enfrentam dificuldades para alugar imóveis no mercado saturado e com aumento de 20% em relação ao ano passado em JF. Exigência de fiador é um dos obstáculos na hora de fechar o contrato.
18/04/10   _ _ Custo do aluguel quase dobra em JF Tribuna de Minas, Economia, pág. 7 Os aluguéis aumentaram cerca de 75% nos últimos cinco anos em JF, chegando a ficar acima da inflação do período. O aumento pela oferta e pela procura fez com que o mercado tivesse uma alta.
26/05/10   _ PJF, PM Esquema desmantelado: Quadrilha vendia lotes de terceiros Tribuna de Minas, Geral, pág. 3 A Polícia civil desmantelou uma quadrilha responsável por vendas de terrenos ilegais de terceiros em Juiz de Fora. Na delegacia, um dos suspeitos de ser falso corretor de imóveis negou as acusações.
01/06/10   Linhares EMCASA, SAL, PJF, PAC Insegurança: Loteamento perto do Ceresp causa polêmica Tribuna de Minas, Geral, pág. 4 A construção de 104 casas é questionada por entidades de segurança pública, mas Emcasa diz que a situação é regular, a preocupação das entidades é devido ao CERESP, o loteamento está sendo construído em um terreno da PJF, porém as obras são financiadas pelo PAC. Segundo especialistas, o risco eminente será motivo de preocupação para os moradores.

NuGea – Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação