UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

I Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos

Você está em: Eventos > I Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos

ATENÇÃO – NOVA DATA DO EVENTO: 17/10. 

Em virtude das manifestações grevistas em defesa da educação pública gratuita e de qualidade, previstas para os próximos dias 02 e 03 de outubro, o evento teve sua data alterada, sendo mantida sua programação integral. Maiores esclarecimentos serão enviados por e-mail. 

 

O I Simpósio “Letramentos e Direitos Humanos” tem como objetivo estabelecer um espaço de aprimoramento e formação continuada de projetos de pesquisa, ensino e extensão sobre ações e projetos didáticos de letramentos que se orientem por e para ações de diminuição de desigualdades sociais, atendendo ao disposto no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007). Trata-se de um evento de um dia, contando com mesas, minicurso e apresentações de trabalhos em andamento e concluídos, sobretudo no âmbito do Pibid.

 

Objetivos:

  1. Constituir um espaço de formação inicial e continuada, a partir de conferências que possibilitem o aprimoramento sobre letramentos e direitos humanos na escola e na universidade;
  2. Divulgar e colocar sob reflexão projetos didáticos desenvolvidos por estudantes da graduação (em especial participantes do PIBID) e da pós-graduação em Linguística e Educação e professores da educação básica interessados, sobretudo aqueles que se proponham a ações didáticas e letramentos para diminuição de desigualdades sociais nas escolas e universidades.
  3. Estabelecer uma agenda formativa de ensino, pesquisa e extensão, em caráter institucional, que se oriente pela temática de Letramentos e Direitos Humanos, as partir dos participantes do evento – docentes convidados e comunidade inscrita.

 

Público-alvo e Inscrições:

O evento proposto tem como público-alvo professores/as da educação básica e estudantes de licenciatura.

Vagas: 100

Modalidade:

Valor: inscrições gratuitas

Para inscrever-se, clique aqui 

 

Quais são os prazos para participação?

Submissão de resumos de trabalhos para apresentação em pôster

26 de agosto a 13 de setembro

Avaliação dos resumos

16 a 20 de setembro

Divulgação dos resultados

25 de setembro

Inscrições para ouvintes (vagas remanescentes)

26 de setembro a 01 de outubro

Realização do evento

17 de outubro

 

Quando?

O Simpósio acontecerá no dia 17 de outubro de 2019, 5ª feira, das 8h às 18h.

 

Onde?

As atividades acontecerão no campus da UFJF, no prédio do Centro de Ciências (Praça Cívica) – 2º andar – Anfiteatro 2.

 

Quais são as normas de submissão?

Serão aceito resumos que trabalhos a partir dos seguintes critérios:

  1. Os trabalhos deverão orienta-se pelo tema de Letramentos, Direitos Humanos, Diversidade, Cidadania.
  2. A partir do tema, serão aceitos trabalhos que apresentem: (i) pesquisas em andamento ou finalizadas; OU (ii) projetos pedagógicos; OU (iii) relato de projetos ou ações pedagógicas já desenvolvidas.

Para submeter seu resumo, clique aqui

Obs. O resumo deverá conter até 300 palavras.

 

Qual a programação provisória?

Atividade

Horário

Recepção / credenciamento

8h – 9h

Abertura do evento (autoridades presentes) seguida de Mesa de abertura – Formação de professores de línguas e direitos humanos –  Prof. Dra. Adriana Lopes (UFRJ) e Prof. Dr. Alexandre Cadilhe (UFJF)

9h – 10h45

Intervalo

10h45-11h

Sessão de pôsteres I

11h – 12h

Sessão de pôsteres II

14h – 15h

Minicurso – Direitos humanos e contato intercultural na escola  – Prof. Dr. Junot Maia (IF-SP) e Prof. Dr. Joel Windle (UFF)

15h-16h30

 

Intervalo

16h30 – 17h

Mesa de encerramento – Os desafios da educação, dos letramentos e dos direitos humanos – Prof. Dra. Mylene Santiago (UFJF) e Prof. Dr. Junot Maia (IF-SP)

17h-18h

 

Apoio:

 Este evento integra-se ao Programa de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/UFJF, subprojeto do curso de Letras, o qual propõe a realização de um evento de formação e avaliação das ações do projeto, de modo ainda a construir diálogos com outros projetos e programas de pós-graduação da UFJF.

Integra-se ainda ao projeto “(Multi)Letramentos e Direitos Humanos e Interação Social: direitos humanos e diversidade na formação docente” (FAPEMIG), desenvolvido pelo coordenador deste evento, cujas ações previstas incluem eventos e cursos de extensão para formação continuada de professores.

Por fim, conta com os apoios da Faculdade de Educação, da Pró-reitoria de Extensão e do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF.

 

Comissão organizadora:

Coordenação: Prof. Dr. Alexandre Cadilhe (UFJF)

Mestrandos: 

Prof. Bárbara Delgado

Prof. Leomar Francisco

Prof. Mariana Veiga 

Prof. Bernardino Guedes

Iniciação Científica:

Carlos Corlucci

 

 

 

 

proex

ling1

fapemigpibidUfjf

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino