UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projeto de letramento “Música na ponta da língua” – 2013

Você está em: Ações > FALE na Escola > Projeto de letramento "Música na ponta da língua" - 2013

Coordenadora: Tânia Guedes Magalhães

Supervisora: Gisele Oliveira Barbosa

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa

Professora da rede municipal, estadual e particular de Juiz de Fora

Bolsistas – alunas do curso de Graduação em Letras – UFJF 

Ariane Alhadas Cordeiro

Bruna dos Anjos da Costa Crespo

Fernanda Cristina Ferreira

Letícia Macedo Kaeser

Michele Cristina Ramos Gomes

Projeto desenvolvido no âmbito do PIBID – Letras/Português – 2012/2013  

 

Descrição

Esta ação do GRUPO FALE, realizada via PIBID, teve o objetivo de desenvolver um projeto de letramento na Escola Estadual Juscelino Kubitscheck. Nesse projeto, foi confeccionada uma revista temática (sobre música) com alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram desenvolvidas sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) com os gêneros sinopse, resenha, verbete, entrevista, artigo de opinião e texto expositivo, pelos quais os alunos tiveram contato com práticas de leitura, escrita e oralidade. A intenção do projeto foi minimizar as dificuldades de leitura, escrita e oralidade encontradas pelos alunos, já amplamente debatidas e estudadas na comunidade acadêmica e escolar. 

Segundo Ângela Kleiman (2007, p. 16) “um projeto de letramento se constitui como ‘um conjunto de atividades que se origina de um interesse real na vida dos alunos e cuja realização envolve o uso da escrita, isto é, a leitura de textos que, de fato, circulam na sociedade e a produção de textos que serão realmente lidos, em um trabalho coletivo de alunos e professor, cada um segundo sua capacidade’. Isso significa que, seja qual for o tema e o objetivo do projeto, ele necessariamente será analisado e avaliado pelo professor conforme o seu potencial para mobilizar conhecimentos, experiências, capacidades, estratégias, recursos, materiais e tecnologias de uso da língua escrita de diversas instituições cujas práticas letradas proporcionam os modelos de uso de textos aos alunos” 

 

KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25. dez, 2007.

SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. (tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro). Gêneros orais e escritos na escola.  Campinas: Mercado de Letras, 2004.

 

REVISTA MÚSICA NA PONTA DA LÍNGUA 

 

Núcleo FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino