Cinquenta e nove propostas de instituições mineiras de ciência e tecnologia foram contempladas na primeira chamada do edital de organização de eventos da Fapemig. A iniciativa busca fomentar a disseminação das pesquisas desenvolvidas no estado e, para tanto, destinou cerca de R$ 570 mil em recursos para a realização de eventos ao longo de 2017. Dentre os projetos aprovados, encontram-se três eventos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), concebidos por professores da Faculdade de Educação (Faced), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Faculdade de Comunicação (Facom). 

II Simpósio de Neuro & Ciência da UFJF

Com frequência bianual, o evento coordenado pelo professor Ruben Ernesto de Bittencourt Navarrete e pela Professora Anaelli Aparecida Nogueira Campos, estreou em 2015 com 300 participantes inscritos e 13 conferencistas, sendo nove desses convidados de outras instituições. Focado na divulgação e debate das descobertas mais recentes no campo da Neurociência, o Simpósio oferece uma série de conferências sobre temas correlatos.

“A primeira edição do evento foi muito enriquecedora para a instituição e para os monitores, que tiveram um papel fundamental na realização, trabalhando na organização, planejamento e execução do evento. Uma atividade sem precedentes para eles. O balanço positivo desse trabalho, quantitativo e qualitativo nos motivou a realizar essa segunda edição.” comenta Navarrete. “Neste momento em que o país passa por uma reorganização orçamentária é mister manter em pauta o significado estratégico da ciência como base para a independência e o progresso da sociedade brasileira.” conclui.

Esse ano, o Simpósio será realizado nos dias 22 e 23 de maio, debatendo temas como o papel da Academia e dos programas de Pós-graduação na produção científica brasileira e o impacto social das drogas. As inscrições podem ser realizadas na página do evento, e mais informações, obtidas em pelo e-mail: evento.neurociencia@ufjf.edu.br.

II Encontro de práticas em ciências e matemática nos anos iniciais

Coordenado pelo professor Reginaldo Fernando Carneiro (FACED), o evento teve sua primeira edição em 2016, quando houve a participação de professores da Rede Básica, estudantes de Pedagogia e interessados no tema. Propondo ser um espaço de debate e compartilhamento de práticas do ensino de ciências e matemática, o II Encontro receberá pesquisadores dos campos da Educação dedicados ao ensino das duas matérias durante os anos iniciais para ministrar as palestras.

“A proposta é compartilhar processos de ensinar e aprender ciências e matemática, desenvolvidos por professores da Educação Infantil e dos anos iniciais em suas aulas. Pretendemos promover a troca de experiências de exploração, compreensão e problematização do mundo natural e social a partir dos conhecimentos escolares em ciências e matemática.” explica Carneiro.

Dando continuidade ao formato exitoso da primeira edição, o II Encontro, marcado para os dias 2 e 3 de junho desse ano, oferecerá oficinas e debates, abordando o ensino das duas matérias em conjunto com outras áreas, como artes e atividades extra-classe. “Os participantes da edição anterior ressaltaram a forma de submissão de trabalhos como relato de experiências, sem o formato acadêmico que os congressos normalmente exigem, e também a dinâmica da apresentação de trabalhos, em rodas de conversas cujo objetivo, realmente, foi a discussão das práticas dos professores.” conta o coordenador.

I Jornada de Mídia e Literatura: Narrativas em tempos de convergência

O evento coordenado pela professora Cláudia de Albuquerque Thomé, da faculdade de Comunicação, busca debater a relação entre a produção jornalística e os demais campos culturais. Contando, com a participação de escritores e pesquisadores de Comunicação e Letras, a Jornada pretende promover o diálogo entre os estudos dos dois temas, e analisar as narrativas jornalísticas que vem surgindo, no contexto da convergência midiática.

Promovido pelo grupo Mídia e Literatura — vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) — e contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFJF, a Jornada espera receber estudantes das diversas áreas abrangidas, ao longo dos dias 8 e 9 de maio desse ano. As inscrições poderão ser realizadas na página do evento, que será lançada em breve.

“Será o primeiro evento de nosso grupo de pesquisa, tendo o professor Marco Aurélio Reis (Unesa-RJ) como vice-líder, e contando com pesquisadores da UFJF e de outras instituições, como a UFRJ, a Unesa-RJ e a UNISC.” comenta Cláudia. “Além de publicizar as pesquisas do grupo e proporcionar o debate interdisciplinar sobre a narrativa midiática, a jornada representará ainda a aproximação acadêmica com as instituições convidadas, para uma futura rede de pesquisa. O apoio da Fapemig será fundamental para viabilizar nosso evento, pelo incremento financeiro e também pela chancela acadêmica que o órgão de fomento estende a nossa iniciativa.”

As propostas para a 2ª chamada de 2017 podem ser encaminhadas para a Fapemig até o dia 15 de maio, pelo Sistema Everest conforme as normas descritas no Edital. Os eventos aprovados deverão ser executados num prazo de 12 meses, uma vez emitido o Termo de Outorga Eletrônico.

Outras informações: Central de Informações da Fapemig pelo e-mail ci@fapemig.br