A Robótica é uma das oportunidades oferecidas pela Faculdade de Engenharia (Foto: Caíque Cahon)

A escolha do curso na hora de ingressar no ensino superior é uma das decisões mais difíceis na vida de um estudante. A grande oferta de opções e as incertezas sobre qual formação seguir acabam muitas vezes confundindo mais do que ajudando. Para auxiliar nesta questão e convidar os alunos para conhecer o funcionamento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Faculdade de Engenharia realiza no próximo sábado, dia 24, a partir das 13h, o “Engenharia de portas abertas.” As atividades do projeto serão realizadas no prédio da Engenharia. 

Esta é a terceira edição do evento, que teve início em 2017. A iniciativa é uma maneira de a Universidade e as engenharias proporcionarem ao estudante do ensino médio uma vivência mais próxima com as modalidades distintas ofertadas pela faculdade. São apresentados aos alunos as diferenças entre os cursos de Engenharia, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e na UFJF e os projetos desenvolvidos internamente. 

Ao longo do dia, os alunos conhecerão todos os espaços do prédio da faculdade, incluindo os laboratórios e a salas dos projetos desenvolvidos na Universidade. Além disso, professores e graduandos dos cursos acompanharão a visitação para o esclarecimento de dúvidas. Nas edições anteriores, o evento contou com mais de 250 participantes de escolas do ensino médio. O estudante que tiver interesse de participar não precisa realizar inscrição prévia, basta chegar no horário e acompanhar as atividades.

Um dos coordenadores do projeto desde sua primeira edição, o professor Danilo Pereira Pinto enxerga a visitação como uma chance para os estudantes do ensino médio terem uma experiência próxima do campo da Engenharia. “É uma oportunidade para os alunos de conhecerem a prática do curso, o que cada modalidade tem para oferecer além da sala de aula. Aumenta as perspectivas dos alunos para o nosso campo e nos aproxima, como Universidade, do público que em breve estará matriculado aqui. Queremos mostrar que, durante a faculdade, o aluno não está limitado apenas à parte acadêmica, é uma formação que vai muito além da técnica.”   

As habilitações em Engenharia oferecidas na UFJF incluem Ambiental e Sanitária; Civil; Computacional; Elétrica-Energia; Elétrica-Robótica e Automação Industrial; Elétrica–Sistemas de Potência; Elétrica–Sistemas Eletrônicos; Elétrica–Telecomunicações; Produção; e Mecânica.

Outras informações: (32) 2102-3402 (Faculdade de Engenharia)