Desde que a pandemia começou, o Almoço com Cantoria acontece pela internet. (Instagram/UFJF-GV)

Assim como Milton Nascimento e o saudoso Fernando Brant, a maioria de nós também tem um menino, um moleque morando sempre no coração. E o Almoço com Cantoria sabe muito bem que a música é a melhor forma de dar voz a esse espírito infantil.

É por isso que neste mês em que comemoramos o Dia das Crianças o projeto promove uma edição especial. Na live que acontece na próxima terça-feira, 20, às 19h, via Instagram, estudantes, professores e técnicos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) vão interpretar canções que marcaram a infância de muita gente.

E além dos artistas da comunidade acadêmica, não podem faltar aqueles duetos emocionantes entre os nossos servidores e seus pequenos, como aconteceu em outra edição temática: a do Dia dos Pais.

Para a coordenadora do projeto, Lúcia Xavier, “Uma canção que fale de paz e amor é tudo o que a gente precisa nesse momento”. Foto: (Arquivo/UFJF-GV)

De acordo com a coordenadora do projeto, a servidora Lúcia Xavier, o novo formato do Almoço com Cantoria – que antes do isolamento social decorrente da pandemia de covid-19 acontecia no Restaurante Universitário (RU) – ampliou as possibilidades de participação da comunidade acadêmica. “Estamos dando oportunidade aos nossos estudantes, professores e TAEs de participarem, principalmente os professores, que devido ao horário das aulas não tinham como ir ao RU para participar do presencial”, afirma.

Por esta e outras razões, na avaliação de Xavier a nova roupagem do projeto tem repercutido de forma muito positiva. “Está sendo muito legal! Várias pessoas já pediram à gente para, mesmo quando retomar [a versão presencial], que continue o formato de live, porque nós podemos levar um pouco da música, da cultura da universidade para a casa das pessoas”, explica.

Sobre a live da próxima terça, a coordenadora não tem dúvida: vai ser um sucesso. “O que vale é esse espírito que todos nós temos, essa criança dentro da gente”. E finaliza: “Uma canção que fale de paz e amor é tudo o que a gente precisa nesse momento.”