Atendimento odontológico foi um dos serviços que atraiu o público para a praça. (Foto: Sebastião Júnior)

Atendimento odontológico foi um dos serviços que atraiu o público para a praça. (Foto: Gabriella Ramos)

Atraído inicialmente pelo movimento na praça da cidade, o aposentado Antônio Borges da Silva se aproximou do stand da Odontologia, e, pouco tempo depois, saiu satisfeito com o pré-exame de boca realizado e um encaminhamento para consulta na Clínica-escola da Universidade. “Eles vão me ligar para marcar meu atendimento, mas parece que está tudo bem. É importante cuidar da saúde, já tenho 70 anos, né?!”, comentou. Esse foi apenas um dos diversos atendimentos gratuitos prestados à comunidade valadarense na terceira edição da Feira da UFJF-GV, promovida neste sábado, 9.

Estudantes do curso de Fisioterapia divulgaram atendimento para artrite pós-chikungunya.

Estudantes do curso de Fisioterapia divulgaram atendimento para artrite pós-Chikungunya. (Foto: Sebastião Junior)

Além de serviços odontológicos, a população contou com orientações nutricionais, assessoria contábil, atendimento jurídico, esclarecimentos sobre artrite pós-chikungunya e outras diversas ações educativas. “Avaliação antropométrica, de peso, altura e circunferência abdominal, além de orientações para prevenção e controle do diabetes são algumas das ações oferecidas pelo Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa”, como destacou a professora do Departamento de Educação Física da UFJF-GV, Andreia Queiroz.

Cursos como Ciências Contábeis e Direito também realizaram atendimentos durante a Feira. (Foto: Gabriella Ramos)

A Feira movimentou a Praça dos Pioneiros, no centro da cidade, durante toda a manhã deste sábado. Segundo a coordenadora do evento, profa. Sibele Aquino, “é importante estar em locais onde haja fluxo de pessoas, pois cada curso tem potencial para ofertar um diferente tipo de atendimento ao cidadão. O evento nos possibilita devolver, em forma de serviço, todo o investimento que recebemos para a educação dos estudantes”.

IFMG Campus Governador Valadares abordou Segurança no Trabalho, Gestão Ambiental, entre outras áreas. (Foto: Sebastião Júnior)

O evento é resultado de parceria entre a Universidade, o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus GV (IFMG-GV) e a Prefeitura da cidade. A produção cultural do setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV, em parceria com a Secretaria de Cultura da Cidade, organizou, também, uma tenda cultural durante o evento, que contou com participação da cantora Belu Sena, além de diversas apresentações de estudantes, tanto da UFJF-GV, quanto do IFMG-GV.

Para o diretor-geral do campus avançado, é a oportunidade de “otimizar os recursos públicos disponíveis através da prestação de serviços à população valadarense”. Peterson Andrade comentou, também, o empenho da Universidade em apresentar os benefícios destinados à população: “somos uma Instituição nova na cidade, e temos vários cursos de relevância social, então devemos divulgar serviços ainda desconhecidos pela comunidade”.

Confira mais fotos da 3ª Feira da UFJF-GV.