Grupo trabalha na elaboração de uma carta aberta que será divulgada na próxima semana (Foto: Gustavo Tempone)

O Fórum Permanente da Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) debateu nesta quinta-feira, dia 6, os impactos dos cortes, promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), nas universidades federais brasileiras. O grupo – composto por professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e terceirizados da Universidade – destacou, especialmente, os prejuízos que a medida adotada pelo MEC irá causar ao processo de democratização das instituições federais de ensino.

Este foi o terceiro encontro dos integrantes da instância deliberativa em 2019. O Fórum Permanente da Diversidade tem como objetivo principal a elaboração participativa e democrática de uma política de ações afirmativas para a UFJF.   

“Os cortes no orçamento afetam diretamente as políticas de permanência dos grupos historicamente excluídos das universidades, como negros, indígenas, LGBTs, estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Não adianta apenas permitirmos o acesso, é fundamental garantirmos que os estudantes  permaneçam e concluam seus cursos, por meio da assistência estudantil, das tutorias, medidas essas que demandam recursos. Produziremos uma carta aberta sobre o assunto”, explica o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira.

O documento será elaborado, sob a coordenação de Oliveira, por quatro integrantes do Fórum, e publicizado na próxima semana.

Regimento Interno

Outro tema abordado na reunião ordinária desta quinta-feira, foi o trâmite para a aprovação do regimento interno do Fórum Permanente da Diversidade.  A redação do documento foi concluída pelo grupo em abril deste ano.

“Em seguida à aprovação, enviamos a minuta para a Secretaria Geral da UFJF e solicitamos apreciação do Conselho Superior (Consu). Por conta dos cortes promovidos pelo MEC no orçamento das federais, os conselheiros fizeram várias reuniões extraordinárias em maio, e não puderam avaliar pautas para além da questão orçamentária. A expectativa é que o regimento do Fórum da Diversidade seja apreciado pelo Conselho Superior, no dia 28 de junho, quando será realizada a próxima reunião ordinária”, esclarece Julvan Oliveira.   

Leia mais:

Fórum da Diversidade realiza reunião nesta quinta-feira, dia 6

Fórum da Diversidade conclui elaboração de regimento

Fórum da Diversidade tem reunião na próxima terça-feira, 16

Fórum Permanente da Diversidade discute regimento

Fórum da Diversidade retoma reuniões na segunda-feira, dia 18

Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3

Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9

Eleitos representantes do Fórum da Diversidade

UFJF instaura Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade

Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf)