As provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) serão aplicadas no próximo domingo, dia 26. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. São esperados cerca de 500 mil estudantes concluintes do ensino superior em todo país. Até lá, aqueles que ainda não preencheram o Questionário do Estudante, no sistema Enade, devem responder o mais rápido possível. Só assim é possível ter acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição, documento com informações sobre o local de prova, horários, atendimentos especiais aprovados (no caso de quem solicitou). Segundo último levantamento do Ministério da Educação, 78,4% dos inscritos já haviam preenchido o questionário, o qual fica disponível até o dia 26 de novembro.

O preenchimento do Questionário do Estudante, juntamente com a participação no Exame, é condição obrigatória para conclusão do curso. Além disso, o desempenho do estudante contribui para formulação do conceito do curso, em avaliação do MEC. Em 2017, o Enade vai avaliar os estudantes dos seguintes cursos da UFJF das modalidades presencial e a distância (confira o vídeo feito especialmente para os alunos do ensino a distância).

• que conferem diploma de bacharel: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Computacional; Engenharia de Robótica e Automação Industrial; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilitações; Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação
  • que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Letras – Português; Filosofia; Física; Geografia; História; Matemática; e Química
  • que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais; Educação Física; Letras; Música; e Pedagogia.

Na UFJF, foram inscritos no Enade todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia de retificação, 31 de agosto, das modalidades presencial e a distância. O aluno que ainda tiver dúvidas se deve ou não estar inscrito no Enade, deve procurar seu coordenador de curso.

Tire todas as suas dúvidas na matéria com perguntas e respostas frequentes.

A prova, com questões objetivas e discursivas, é dividida entre o componente de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e o componente específico. No total, são 40 questões a serem resolvidas em quatro horas. Tem maior peso as questões específicas da área do curso. Leia mais sobre o formato da prova e o tipo de conteúdo cobrado.

Outras informações: Enade 2017

Diretoria de Avaliação Institucional