No Brasil, são produzidos anualmente mais de 80 milhões de toneladas de lixo. Deste total, no entanto, apenas 3% são reaproveitados, por meio da reciclagem, segundo dados do Banco Mundial. Na cidade, de quase 630 toneladas de lixo produzidas, apenas 0,23%, ou 1,5 tonelada é reciclada atualmente.

fsdfs

O PLS é uma ferramenta de planejamento que permite à instituição pública estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos.

Pensando na necessidade de reverter esse quadro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Coordenação de Sustentabilidade, está empreendendo esforços para reduzir o consumo de papel, copos descartáveis e o volume de impressões entre outras ações. As atividades atendem à Instrução Normativa SLTI/MPOG, de 10 de dezembro de 2012, que institui regras para a elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) para órgãos públicos no país.

O PLS é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite à instituição estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. As iniciativas também incluem redução de gastos com energia elétrica, água e estímulo à coleta seletiva.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, uma comissão foi criada em dezembro do ano passado para conduzir a criação do PLS na UFJF, formada por Rosana Colombara, Júlio Teixeira, Rubens de Oliveira, Eduardo Barrére e Janezete Marques, além do próprio pró-reitor. “Uma das etapas é a consulta à comunidade, para que possamos reunir informações que irão complementar o plano, que já está sendo elaborado pela comissão e será apresentado ao Consu (Conselho Superior) oportunamente.”

Ainda segundo Condé, um dos impactos do PLS recairá sobre o sistema de compras da Universidade. “Todos os materiais descartáveis e sem longa vida que impactam no custo precisam ser trabalhados em um sistema de compras mais amigável do ponto de vista da sustentabilidade”, destaca.

Consulta à comunidade
Para a implantação na UFJF toda a comunidade é convidada a participar de uma consulta pública, sobretudo estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados, por meio do preenchimento de formulário. O prazo vai até o dia 22 de julho. “Qualquer pessoa pode contribuir com sua sugestão e ainda marcar as ações sugeridas que considerar prioritárias”, destaca a coordenadora de Sustentabilidade, da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Rosana Colombara. Ainda conforme a coordenadora, as sugestões apresentadas irão complementar as ações do PLS. “Já estamos realizando levantamentos para verificar quanto se gasta em volume e qual o custo para alguns materiais que serão foco de nossa campanha, como copos plásticos, papel e toner de impressoras, por exemplo.”

Clique aqui para participar

Além de ações de logística sustentável, o plano também prevê a elaboração de critérios e práticas de sustentabilidade, como, coleta seletiva, redução no consumo e fontes alternativas de água e energia, melhoria na qualidade dos ambientes de trabalho, entre outros temas. De acordo com Rosana, a escolha das associações que farão a coleta seletiva na UFJF já foi definida e a previsão é de início em breve.

A Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf) e Associação Lixo Certo (Alicer) foram habilitadas no processo realizado pela UFJF.