O Seminário Internacional de Direitos Humanos e Empresas, realizado pela quinta vez, nesta edição, novamente, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com as inscrições abertas até 10 de setembro. O evento, que será nos dias 13 e 14 de setembro, vem se firmando ao longo dos anos como referência na América Latina com a discussão de questões que permeiam as violações dos direitos humanos em empresas.

Neste ano, as temáticas discutidas serão mineração e direitos humanos; fraudes fiscais; corrupção; negociação do tratado internacional sobre direitos humanos e empresas; planos nacionais de ação e outras políticas públicas; entre outros.

Organizado pelo Centro de Direitos Humanos e Empresas (Homa), núcleo acadêmico criado em 2012 com objetivo de desenvolver pesquisas na área, o seminário contará com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais sobre o tema, tanto do meio acadêmico, quanto membros de organizações não-governamentais, representantes de Estados e vítimas de transgressões de Direitos Humanos por corporações.

A professora de Direitos Humanos – da Faculdade de Direito da UFJF – e coordenadora do Homa, Manoela Roland, destaca que o seminário pretende abordar a atualidade. “Temos a preocupação de adequar o espaço às necessidades do momento, do debate em curso realisticamente, seja no cenário das Organização das Nações Unidas (ONU) ou no âmbito nacional. Visamos a atualizar a comunidade sobre as principais questões e discussões que integram a agenda. A temática de direitos humanos é sempre atual e necessária.”

As inscrições para ouvinte e/ou para apresentação de trabalhos podem ser feitas com o preenchimento de um formulário no portal do seminário. Os interessados em exibir trabalhos devem encaminhar o resumo expandido até 27 de agosto. Os grupos de trabalho desse anos são: Mineração e Direitos Humanos; Medidas Nacionais: Planos Nacionais de Ação em Direitos Humanos e Empresas e outras políticas públicas; e Litígio nacional e internacional em matéria de violações de Direitos Humanos por Empresas. A taxa para participar como ouvinte é de R$ 70, para a exibição de trabalhos a inscrição está fixada em R$ 100. Estudantes da graduação que recebem apoio estudantil são isentos da taxa como ouvinte, mediante envio de comprovação.

As discussões acontecerão no Auditório 3 do Centro de Ciências, no campus da UFJF.  Confira a programação completa.

Outras informações: (32) 2102-3501 (Centro de Direitos Humanos e Empresas – Homa)