defesa-gabriela-banca

Da esquerda para a direita: Prof. Martinho Alves da Costa, Profa. Maria Claudia Bonadio (orientadora), Gabriela Soares Cabral (mestranda) e Profa. Luciana Crivellari Dulci (foto: arquivo pessoal)

 A influência da mídia na consagração da imagem da atriz Tônia Carrero foi o tema da pesquisa de mestrado da acadêmica Gabriela Soares Cabral. Para compreender como se deu o processo de tipificação da artista, foram analisadas duas revistas impressas da década de 1950. A dissertação foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 Para investigar o papel da construção midiática no fenômeno do estrelismo no Brasil da época, a mestranda realizou uma revisão bibliográfica dos temas relacionados à proposta da pesquisa, entre eles: a história do cinema nacional, a feminilidade no cinema e o sistema de estrelas de Hollywood – star system. Dessa forma, aplicou este conhecimento na análise das publicações das revistas O Cruzeiro e Scena Muda. “Foi feita uma investigação das imagens de Tônia Carrero nas revistas durante os anos de 1947 e 1955, com os métodos de Ana Maria Mauad e Maria do Carmo Rainho, que consistem, respectivamente, na serialização de imagens utilizando um procedimento histórico-semiótico e na identificação de padrões de representação através do cotejo de imagens.”

As formas e a importância dos discursos dos impressos na carreira cinematográfica da atriz foram pontos destacados pela pesquisadora. “Observou-se como a imprensa do período teve um papel importante na consagração de Tônia Carrero como estrela, divulgando uma atriz nacional com destaque à aparência de uma estrela internacional, onde códigos de glamour e sex-appeal eram utilizados de forma a gerar identificação e projeção com o público, atraindo olhares femininos e masculinos”, afirma Gabriela.

 A professora orientadora da dissertação, Maria Claudia Bonadio, destaca que a contribuição principal do trabalho é o reforço da importância do estudo da cultura visual e das imagens femininas. Na perspectiva social, ela avalia a relevância do estudo para o conhecimento da representação das mulheres no espaço midiático associada à manutenção de um prazer baseado no visual: “Talvez colabore no sentido de entender como se dá a ideia de que as mulheres estão sempre sendo vistas, observadas, tanto nas artes, como na mídia. E, ainda, que as imagens do corpo feminino no cinema ou na mídia colaboraram para a construção do prazer visual masculino, como já apontou a teórica feminista Laura Mulvey, e porque não para a construção do prazer visual como um todo, ou seja de homens e mulheres.”

Contatos:
Gabriela Soares Cabral  (mestranda)
gabriela.soarescabral@gmail.com

Maria Claudia Bonadio (orientadora – UFJF)
mariacbonadio@uol.com.br

Banca examinadora:
Prof.ª Dr.ª Maria Claudia Bonadio (orientadora – UFJF)
Profª. Drª. Luciana Crivellari Dulci (UFOP)
Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Júnior (UFJF)

Outras informações: (32) 2102 – 3362 – Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens