(Foto: Divulgação)

Luiz Maurício Dias não conseguiu repetir o índice que o levou ao Mundial, mas sua participação foi considerada satisfatória (Foto: Divulgação)

O juiz-forano Luiz Maurício Dias não conseguiu chegar à final do Lançamento de Dardo em sua primeira participação no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, disputado em Tampere, na Finlândia. Após as eliminatórias de sexta-feira, 13, Dias terminou em 24º lugar entre 26 competidores. Revelado pelo projeto Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria/UFJF), ele alcançou a marca de 60,74 metros, abaixo do índice de 70,20 metros, que havia lhe garantido a vaga na seleção brasileira.

O coordenador do Cria/UFJF, Jorge Perrout, avalia a participação do atleta como satisfatória. “Mesmo não se classificando para a final, o Luiz teve a oportunidade de estar em um mundial. Ele competiu com jovens mais experientes. Geralmente, os melhores resultados são na segunda participação”, observa.

Para Perrout, os reflexos do Cria/UFJF vão além do campo esportivo. “O Luiz treina desde criança, desde o início do projeto. Treinar uma criança que depois vai ao mundial é a comprovação dos resultados do trabalho desenvolvido. E, além disso, temos participantes que por meio do projeto se interessaram pelo esporte e hoje cursam Educação Física na UFJF.”

O projeto
O Cria/UFJF existe há seis anos e é um projeto da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. A iniciativa é aberta ao público e atende jovens oferecendo a oportunidade de se profissionalizarem no atletismo.

A próxima competição que os integrantes do Cria participarão será os Jogos Escolares de Minas Gerais, em Uberaba, no final do mês de julho. A disputa é dividida em duas categorias, com módulos de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. As provas são eliminatórias para os Jogos Escolares da Juventude, marcados para novembro, em Natal (RN).

(32) 2102-3292 – Faculdade de Educação Física da UFJF