Plataformas oferecem trocas de mão de obra por hospedagem (Imagem: Freepik)

Você sabe o que é o Work Exchange? Essa é uma modalidade que, apesar de pouco conhecida, é uma opção para quem deseja uma experiência de intercâmbio cultural e, ao mesmo tempo, economizar com os gastos da viagem. Nessa categoria, o intercambista troca a mão de obra ou serviços específicos por estadia e/ou alimentação durante um período pré-acordado entre o viajante e o anfitrião. Existem vários ofertantes de trabalhos que vão desde fazendas orgânicas até Organizações Não Governamentais (ONGs).

Plataformas

O contato entre as duas partes pode ser feito através de plataformas especializadas no assunto. No geral, o interessado cria um perfil falando um pouco de si, suas habilidades, experiência, e outras informações de acordo com cada site e, a partir daí, busca hospedeiros que disponham de oportunidades que se encaixem no perfil. As plataformas não agenciam a viagem, funcionam apenas como vitrines para conectar voluntários a anfitriões.

Worldpackers

No Brasil existem plataformas, sendo a Worldpackers é a maior do tipo no país. O site é em português e, além de oferecer conexões com ofertas fora do país, conta também com uma rede de anfitriões brasileiros que praticam a modalidade. Confira algumas vagas oferecidas:

Aqui você pode ser colaborador de um Hostel em Recife. Dentre as colaborações solicitadas, estão; 24h por semana, ajudar na pintura e decoração, organização de eventos, arrumação de quartos e recepção. Alguns benefícios listados: 3 dias semanais livres, quarto compartilhado, utilização da cozinha, lavanderia gratuita, descontos em festas, restaurantes, pubs, tours, hospedagem dentre outros.

Nesta oportunidade, você participa de um projeto social autossustentável na Espanha. As colaborações solicitadas são: 30 horas semanais, trabalhar em pequenos consertos e construções, cuidado com plantas e animais e jardinagem. Dentre os benefícios estão: 2 dias livres por semana, quarto privado, café, almoço e jantar, lavanderia, passeios, drinks, festas e eventos grátis, e ainda um curso de permacultura.

Workaway

Seguindo a mesma ideia, o Workaway também tem o propósito de unir ofertantes de mão de obra com pessoas e/ou organizações locais que dispõe de acomodações. Atuando em mais de 155 países do mundo, o site contempla as mais variadas opções para os viajantes.

No Poet Laval, uma pequena cidade no coração da Drôme Provençale, na França um pequeno grupo de amigos administram um minigolfe, um café ao ar livre e organizamos eventos culturais e educacionais. São solicitadas de  4 a 5 horas semanais, 5 dias por semana em pequenas colaborações como, ajuda para cozinhar para a comunidade, trabalhar no jardim, limpar, decorar o lugar e etc. É oferecido acomodação, acesso a internet, refeições e cerveja artesanal. Também é destacado como a região oferece uma programação cultural diversificada.

Em Cozumel, no México, uma escola de mergulho também oferece vagas para Work Exchange. O local dispõe de alojamentos para os viajantes, conexão de internet e disponibilidade de cozinha. Além dos benefícios de acomodação, em alguns casos, você pode trocar o trabalho por treinamento básico de mergulho ou por mergulhos recreativos. Como contrapartida, a escola solicita três horas de contribuição diária, cinco dias da semana em manutenção geral, cozinha, ajuda com o projeto e turistas dentre outras funções que são previamente acordadas.

Wwoof

O Wwoof é uma plataforma que funciona de forma semelhante porém voltada para os entusiastas da produção em fazendas orgânicas e agrícolas. Todas as ofertas são relacionadas a este tipo de produção, contando com hospedeiros de diversos países do mundo. Em geral, as ofertas são de local para se acomodar e alimentação compartilhada com os nativos, além de aprendizado sobre a produção agrícola e orgânica. Apresentando-se como uma possibilidade alternativa, o site valoriza o intercâmbio entre culturas e as práticas naturais, podendo ser uma opção para quem deseja aprender mais sobre sustentabilidade. Apenas têm acesso à lista de vagas quem possui cadastro no site.