Mário Trilha irá ministrar oficina de cravo (Foto: Divulgação)

Mário Trilha irá ministrar oficina de cravo (Foto: Divulgação)

Interessados em participar das oficinas e de workshop oferecidos pela 29ª edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga têm até o próximo dia 20 para se inscrever. São diversas oportunidades de aperfeiçoamento e intercâmbio de experiências oferecidas a estudantes de música que poderão se inscrever gratuitamente na página do Pró-música-UFJF e ter uma semana de imersão na prática de instrumentos como viola, violão, violino, violoncelo, clarineta, flauta doce e transversal, cravo, trompa, trombone, trompete e piano.

Há três oficinas voltadas especificamente para os pequenos (violino para crianças, coral infantil e prática de orquestra infantil). Outras opções são as oficinas de educação musical, canto, danças barrocas, orquestra e banda sinfônica.

Dentre os professores das oficinas, encontram-se músicos e especialistas como Paulo Bosisio (violino); Enny Parejo (educação musical); Eduardo Gonçalves (clarineta); flauta transversa (Nilton Moreira); cravo (Mário Trilha); e trompa (Gustavo Trindade).

Todos os alunos inscritos em uma oficina de instrumento estarão automaticamente inscritos na oficina de Orquestra ou na de Banda Sinfônica. Os alunos com a faixa etária compatível estarão automaticamente inscritos na oficina de Orquestra Infantil e Coral Infantil. Se for de interesse, o aluno também tem a opção de se inscrever, além da oficina de instrumento, na oficina de Dança Barroca.

Entre as novidades desta edição estGiorgia Massetani workshop de cenografia, com os especialistas Giorgia Massetani e Alicio Silva.

Entre as novidades desta edição Giorgia Massetani, junto com Alicio Silva, ministrará workshop de cenografia (Foto: Divulgação)

Ao final dos estudos e práticas, os alunos de instrumentos farão audições para o público, durante três dias, com apresentações diversas no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), no auditório do Instituto de Artes e Design (IAD) e no Teatro Pró-Música.

Workshop de cenografia

Uma novidade desta edição é a realização do workshop de cenografia, com os especialistas Giorgia Massetani e Alicio Silva. Ao contrário das oficinas, que serão realizadas no IAD, no campus da UFJF, o workshop acontecerá no Cine-Theatro Central, uma vez que a proposta é que os participantes produzam a cenografia da zarzuela “Vendado es Amor, no es Ciego”, a ópera espanhola que marca o encerramento do Festival em 2018.

O 29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), acontecerá no período de 22 a 29 de julho, em Juiz de Fora, com inúmeras atrações gratuitas, como oficinas, workshop e concertos noturnos e vespertinos, preparadas por músicos conceituados para um público amplo que vai de apreciadores de uma boa música a formados musicalmente. Confira a programação artística do evento

Outras informações: (32) 3218-0336 (Centro Cultural Pró-Música/UFJF)

(32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)

29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga