Festival reuniu oito equipes da cidade e região (Foto: Alice Coelho)

Cerca de cem crianças da cidade e região colocaram em prática suas habilidades no basquete no último sábado, 7. A Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) foi palco para a segunda edição do Festival de Minibasquete, modalidade que contempla praticantes de 8 a 12 anos.

A edição teve o dobro de participantes em relação ao primeiro encontro, realizado em abril. Os inscritos estavam divididos em oito equipes, sendo três delas formadas pelo projeto de extensão de basquete da própria Faefid e outras cinco de fora – entre elas, times de Cataguases, Piau, Valença e Três Rios. As partidas aconteceram em três quadras simultaneamente e os participantes receberam medalhas com o apoio da Federação Mineira de Basquetebol (FMB).

A próxima etapa do festival será no dia 1° de setembro, também na Faefid/UFJF. Podem participar do circuito estudantes entre 8 e 12 anos, que pratiquem o basquete em clubes, escolas, núcleos, projetos sociais. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela instituição, sendo possível inscrever mais de um grupo. As equipes podem ser compostas só por meninas, meninos ou mistas. É preciso ter, no mínimo, seis participantes e, no máximo, dez.

Projeto da base à ponta

Nas regras do minibasquete, cesta é abaixada para permitir  (Foto: Alice Coelho)

Nas regras do minibasquete, altura da tabela é adaptada de 3,05m para 2,60m (Foto: Alice Coelho)

O evento é uma iniciativa de divulgação do esporte dentro das atividades do projeto de extensão “Basquetebol da base para ponta”, que atende crianças e jovens de 7 a 17 anos  desde 2015. Atualmente, fazem parte 120 alunos, sendo 50 deles na modalidade de minibasquete. As aulas são às terças e quintas-feiras das 17h30 às 19h, na Faefid.

Segundo o coordenador do projeto, Dilson Borges, a intenção dos festivais não é promover a disputa, mas valorizar o trabalho em equipe: “buscamos incentivar a prática do basquetebol em forma de jogos, sem competição. Para isso, não há contagem de pontos, sendo o objetivo a participação e cooperação nas partidas.” Durante os festivais, a coordenação também busca envolver os pais dos alunos e os responsáveis com atividades e dinâmicas.

Para participar da próxima etapa do festival, no dia 1° de setembro, é preciso se inscrever pelo e-mail ufjfbasket@gmail.com ou dilsonborges.junior@ufjf.edu.br até às 18h do dia 29 de agosto. A expectativa de público, segundo o coordenador, é de 200 alunos.

Regras do jogo

O minibasquetebol é uma adaptação da modalidade do basquetebol com a intenção de facilitar o acesso ao esporte por crianças até 12 anos. Para os jogos, as tabelas devem ter a altura adaptada de 3,05m para 2,60m, sendo a bola de tamanho mirim, a quadra com dimensões reorganizadas, sem a marcação de linha de três pontos. No festival da UFJF, as partidas tiveram duração de dez minutos cada, permitindo todos os inscritos participarem.