Durante a manhã desta terça-feira, 3, representantes dos cursos que participarão da Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos dias 30 e 31 de julho compareceram à Diretoria de Imagem Institucional para receber orientações sobre as solenidades. Estima-se que 1.234 alunos colem grau neste primeiro semestre.

Para a colação é solicitado que o formando chegue uma hora e meia antes da sua cerimônia, no Cine-Theatro Central, para assinar o termo de colação, vestir a beca e ser posicionado corretamente na fila. Essa antecedência é importante para que a equipe do cerimonial possa prepará-lo de forma adequada e, consequentemente, não haja atrasos sobre a próxima colação.

Cada formando tem direito a cinco convites para a solenidade, que estarão disponíveis na Diretoria de Imagem Institucional do dia 10 a 27 de julho, das 8h às 18h. Qualquer pessoa pode buscar os convites para o formando, desde que apresente documento de identificação.

O Diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, diz que os alunos precisam estar atentos a todos os requisitos necessários para a colação de grau. “Os formandos precisam manter contato frequente com os coordenadores do curso, para acompanharem o lançamento das notas e evitarem possíveis transtornos.” Guerra adverte também sobre a obrigatoriedade da apresentação do “nada consta” da  Biblioteca Central no dia da colação, caso o aluno não tenha regularizado sua situação até o dia 20 de julho de 2018. São consideradas pendências materiais emprestados e multas não pagas. Esse documento é válido por apenas cinco dias.

Enade

Uma novidade pode alterar os planos de alguns formandos deste ano. Os alunos dos cursos que fazem parte do ciclo de 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que, por algum motivo, não realizarem a prova em novembro, não poderão colar grau no final do ano, nem no final do primeiro semestre de 2019.  Os que tiveram o curso avaliado no ano passado, devem estar em dia com a prova para que possam formar. Já os alunos que colarem grau até o dia 31 de julho, dos cursos que serão avaliados neste ano, estão aptos para formar.

Essa medida faz parte do novo edital lançado pelo Ministério da Educação (MEC), que alterou a forma da Universidade regularizar a situação do aluno. Até o ano passado, o formando que estava irregular esperava até o meio do ano seguinte, quando saía o novo edital para fazer sua inscrição e ficar em dia automaticamente. Agora, uma das mudanças do edital é que a normativa será lançada em setembro, não mais em junho. O MEC ainda divulgará uma portaria para os que estão irregulares e se formam no próximo semestre.

A técnica em assuntos educacionais da Diretoria de Avaliação Institucional, Maria Helena Domingos, ressalta a importância da realização do Enade. “O desempenho dos alunos é um dos componentes da nota do curso dentro da avaliação que o MEC faz todo ano. O Enade é um item curricular obrigatório, como se fosse uma disciplina, por isso é imprescindível a realização da prova.”

Veja se o seu curso realizará o Enade em 2018

Confira as datas e horários da colação de cada curso

Leia mais:

Enade 2018 avalia cursos nos dois campi

Outras informações: (32) 2102-3915 Diretoria de Avaliação Institucional

(32) 2102-3966 – Cerimonial e Eventos