Os alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem se inscrever para o curso on-line Orcid: O identificador digital que personaliza o autor, formulado pelo Centro de Difusão de Conhecimento (CDC), setor responsável pelo gerenciamento das 18 bibliotecas da instituição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 29, pela página do curso.

Sob orientação da bibliotecária documentalista do CDC, Adriana Oliveira, a capacitação tem como objetivo divulgar os identificadores digitais para autores (Orcid, ResearcherID e Scopus) e atualizar e importar a produção acadêmica para os perfis dos pesquisadores. As aulas, aplicadas pela plataforma Moodle, têm início no dia 2 e se estendem até 11 de julho.

Mas, afinal, o que são os identificadores digitais? São números de identificação criados para um documento, artigo científico ou autor, como se fossem um CPF. Com esse número gerado pelo serviço de identificação, é possível localizar o arquivo facilmente e ter a garantia de que é o original. “O Orcid possibilita a identificação correta da autoria da produção e proporciona maior visibilidade da produção científica ou acadêmica do autor”, aponta a gerente de Atendimento do CDC e uma das organizadoras do curso, Larissa Pinheiro.

O código obtido no Orcid objetiva diferenciar um autor de todos os outros, ainda que exista homônimo ou que tenha publicado ou sido citado de maneiras diferentes. Ele identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada.

Outras informações: (32) 2102-3751 (Biblioteca Universitária)