(foto: Géssica Leine/UFJF)

Depois de medalhas de prata e bronze, no lançamento de discos e de dardos, na competição nacional, Luiz Maurício Dias se prepara para defender a seleção brasileira no Mundial da Finlândia (foto: Géssica Leine/UFJF)

Três atletas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) subiram ao pódio no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, disputado, neste final de semana, em Bragança Paulista (SP). Francisco Perrout venceu a corrida dos 10 mil metros, e Raphaela Diesse Pereira foi a terceira colocada no lançamento de dardos de 600 gramas. Já Luiz Maurício Dias conquistou bronze, no lançamento de discos e prata, no lançamento de dardos. Dias estreia na seleção brasileira de Atletismo já no próximo mês, no Mundial da categoria, que acontece na Finlândia.

Além dos três, o Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria) da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid-UFJF) levou outros quatro atletas para a competição. Com os resultados, Raphaela está classificada para participar do Troféu Brasil, maior competição nacional na categoria adulta.

Coordenador do projeto, professor da Faefid e pai de Francisco, Jorge Perrout comenta os êxitos desses seis anos de Cria. “Temos ganhado medalhas e apresentado uma grande evolução técnica, mostrando que nossos resultados esportivos só tem melhorado. Mas, para além disso, nós vemos atletas nossos, que chegam aqui jovens e, ao ter contato com a Universidade e o esporte, veem que esse é um caminho possível. Já temos dois atletas nossos aprovados na UFJF e acredito que essa também é uma medida do sucesso do Cria, o que nos deixa muito orgulhosos.”

Treinador do Cria e doutorando na Faefid, Jefferson Verbena destaca que, mais do que o esporte, o principal foco da iniciativa é contribuir com a formação social e educativa desses jovens e inseri-los num ambiente acadêmico. “A universidade é um dos caminhos para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Tendo infraestrutura e pessoas disponíveis para isso, é fundamental que ela dê esse retorno à sociedade, não apenas formando novos profissionais, mas garantindo o acesso para aqueles que ainda não foram incluídos nessa realidade”.

O Cria
Projeto de extensão da Faefid, o Cria é gratuito e aberto à comunidade. sem processos seletivos. O projeto funciona há seis anos, trabalhando com jovens na faixa etária dos 9 aos 17 anos. O Cria oferece treinamento e suporte para estes jovens atletas, além de desenvolver habilidades como disciplina e foco a partir do esporte. Para participar, basta que o interessado procure um dos representantes do projeto na Faefid.

2102-3292 – Faculdade de Educação Física da UFJF