No cenário econômico contemporâneo percebe-se que, cada vez mais, os processos de produção são interdependentes e, para uma otimização das cadeias produtivas, é necessário uma identificação objetiva dos insumos e produtos utilizados. Sendo assim, um método científico muito utilizado em Economia é o Insumo-Produto. Com ele é possível fazer análises de impacto de diversos itens, por exemplo, mercado de trabalho, investimentos, mudanças climáticas, mudança na estrutura de consumo e mudanças no comércio internacional.

Para discutir este conceito-chave que guia diversas pesquisas acontece, entre esta segunda e sexta-feira, do dia 25 a 29, o 26th International Input-Output Conference & 8th Edition of the International School of I-O Analysis organizado pela International Input-Output Association (IIOA), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) e do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (Lates), evento organizado pela Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O evento

O professor e coordenador local do evento, Fernando Perobelli destaca que o evento avança discussões sobre a temática, além de contribuir para o reconhecimento internacional de pesquisas desenvolvidas internamente. “A UFJF está num processo de internacionalização de suas pesquisas e esse congresso contribui para esse momento. No caso específico do PPGE, acredita-se na construção de novas redes de pesquisa e consolidação  das redes já existentes. Isso pode facilitar a inserção de docentes, discentes e TAEs em programas de treinamento inclusive no exterior.”

Com inscrições encerradas no último dia 9, a comissão organizadora espera receber cerca de 200 congressistas de diversos países. Na UFJF, o público-alvo do evento são alunos e professores da graduação e pós-graduação em Economia.

Palestras e apresentações de trabalho

A programação do evento conta com palestras nacionais e internacionais. Na terça-feira, dia 26, a partir das 9h30, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Roberto Olinto e a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carmem Aparecida Feijó, discutem o cenário brasileiro e as estatísticas das tabelas de insumo-produto do país.

Na quinta-feira, dia 28, às 14h, o pesquisador indiano Narasimha Rao apresenta sua pesquisa “Decent Living emissions pathways: Using Input-Output to quantify human well-bein” que tratará sobre como utilizar o conceito de insumo-produto para quantificar o bem-estar humano.

Já no último dia de evento, sexta-feira, dia 29, às 9h, ocorre a Assembleia Geral da Associação Internacional de Insumo-Produto.

Ao longo do evento, serão apresentados trabalhos de países como Brasil, Espanha, China, Austrália, México e Japão previamente aceitos pelo comitê científico e apresentados em inglês. As apresentações serão avaliadas e os resultados expostos em sessões de feedback para os pesquisadores. Os interessados já podem conferir o livro eletrônico de resumos.

Para os estudantes de pós-graduação, há a oportunidade de participar da sessão “Flash Sessions” com a apresentação de apenas um slide com sua pesquisa resumida em até quatro minutos. Perobelli explica que é uma ótima forma de se expor uma ideia. “É um treinamento de poder de síntese da pesquisa. Ir no ponto principal e mostrar a maior contribuição da mesma.”

Ainda segundo o organizador, receber um evento deste porte com uma grande quantidade de trabalhos inscritos irá refletir diretamente nas redes de pesquisa da Universidade. “De fato, acredito que ocorrerá um fortalecimento das linhas de pesquisa do PPGE, das redes de pesquisa e uma abertura de oportunidades para a comunidade acadêmica. Além disso, é uma oportunidade para consolidação do Programa no cenário acadêmico nacional e internacional.”

A associação

A IIOA é uma organização científica sem fins lucrativos fundada em 1988 com o objetivo principal do avanço e da disseminação do conhecimento no campo da análise de insumo-produto. A associação também promove intercâmbio de ideias por meio de encontros anuais, como o que acontece este ano na UFJF, e da sua revista científica, a Economic Systems Research.

Outras informações: 26th International Input-Output Conference & 8th Edition of the International School of I-O Analysis