Como forma de celebrar seu cinquentenário, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) convidou grupos de pesquisa vinculados ao curso para promover eventos especiais, valorizando e convidando ao público para conhecer o trabalho desenvolvido por eles.

Nesta segunda-feira, 25, é a vez do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC), atuante na temática da educação em interface com a comunicação, participar das comemorações com o evento “Grupo LIC nos 50 anos da Faced”. As atividades serão realizadas na sala de demonstração a Faculdade, com programação durante a tarde inteira, começando às 14h. Não é necessária inscrição.

Filmes, livros e rodas de conversa

Lançamento de livros do Grupo de Pesquisa LIC faz parte da programação especial (Foto: Divulgação)

Lançamento de livros do Grupo de Pesquisa LIC faz parte da programação especial (Foto: Divulgação)

Os filmes “Além das Montanhas”, de Cristiano Rodrigues, e “A parte do mundo que me pertence”, de Marcos Pimentel, serão exibidos com rodas de conversa ao final. O evento conta, também, com o lançamento dos livros “Cineduca: Uma experiência com o cinema na formação de professores” e “Bakhtin Partilhado”, além da apresentação de novos projetos para o segundo semestre — como o Cineduca com filmes sobre, com ou dirigidos por mulheres, e os cursos livres de mídias na Educação sobre narrativa multimídia e produção audiovisual.  

Para a atual líder do grupo LIC, Janaina Nunes, esse formato de comemoração foi bem recebido pelos grupos, que têm a oportunidade de apresentar suas atividades e propostas. “Essa iniciativa é muito interessante porque coloca os grupos de pesquisa no protagonismo, como uma forma de valorizar todo tipo de produção desenvolvida na Faced.”

A professora da Faculdade de Educação, Sônia Maria Clareto, diz que as festividades pelos 50 anos serão estendidas até o início do ano que vem. “Temos uma comissão organizando a programação de um evento e planejando uma série de ações comemorativas para o próximo semestre e o primeiro de 2019, inclusive um documentário com antigos docentes e discentes da Faculdade. Os eventos dos grupos de pesquisa são uma parte dessas comemorações”, explica.

O Núcleo em Educação, Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC) foi o responsável por iniciar as atividades comemorativas em março, com seminário interno temático. As datas dos próximos eventos ainda não foram definidas.

Outras informações: (32) 2102-2653 – Faculdade de Educação