O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) recebe, no próximo dia 2 de julho, dois fisioterapeutas internacionais ligados à atividade física. Diego Ignacio Valenzuela Pérez e Pamela Carolina Hernández Aravena são os palestrantes do 2º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. A iniciativa faz parte de uma parceria do campus com a Universidade Santo Tomás (UST), do Chile.

Pamela Hernandes, da Faculdade de Educação Física e Desportes (INEF), de Madri, na Espanha, vai abordar temas ligados à reabilitação esportiva, como a fadiga no exercício, e as principais críticas a esse processo. Já Diego Valenzuela, da UST, vai tratar do controle metabólico da obesidade e das formas de ativar o metabolismo de pessoas obesas, temas de seu doutorado.

Chefe do Departamento de Educação Física, Ciro José Brito explica que o principal objetivo é tornar a pós-graduação da UFJF-GV – qualificada com nota 5 no Capes – conhecida internacionalmente. “Quando o programa vai chegando num nível de excelência, ele tem esse desafio de se tornar atrativo para pessoas que moram em outros países, sejam estes professores ou alunos que queiram fazer intercâmbio no Brasil”. Graças à parceria, além de receber alunos e professores do Chile, o programa também vai permitir que discentes e docentes da UFJF-GV passem um período estudando na UST.

Sobre as razões de escolha da universidade chilena, Brito explica que “em termos filosóficos” é uma instituição que “completa” a UFJF-GV.

A programação completa do seminário está disponível em nossa agenda.