A internacionalização na pesquisa acadêmica será o tema do I Encontro Regional de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é gratuito e acontece a partir das 14h desta sexta-feira, 22, na Faculdade de Enfermagem, no auditório Elisabeth Rombach. No local serão realizadas as inscrições no momento evento, conforme programação

O Encontro terá a mesa-redonda “Experiência de intercâmbio interinstitucional e internacional em grupos de pesquisa”, composta pelos professores Ivone Evangelista Cabral, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Alexander Moreira Almeida, coordenador de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde da UFJF.

Almeida conta que apresentará sua experiência com a internacionalização dos grupos de pesquisa, abordando o pós-doutorado nos Estados Unidos, os intercâmbios realizados entre instituições, a experiência de pesquisas em parceria e de captação de recursos internacionais. “Hoje há uma grande ênfase na internacionalização, para que nossos alunos e pesquisadores conheçam o que está acontecendo lá fora e também conheçam o que estamos produzindo aqui”.

Promover a discussão no Encontro é uma forma de estimular a internacionalização do programa de Pós-Graduação, além de fornecer estratégias para o desenvolvimento dessa característica. A coordenadora do evento e professora visitante da UFJF, Maíra Buss Thofehrn, explica que o objetivo do evento é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes para fortalecer os grupos de pesquisa. “Será discutido no evento as experiências dos expositores quanto a realização de pesquisas multicêntricas, interdisciplinares e internacionais, e o Encontro visa a estimular essas produções”, explica. 

Outras informações: (32) 21023297 –  Programa de Pós-Graduação em Enfermagem