Agricultores familiares, representantes de escolas da rede estadual de Juiz de Fora e de instituições que organizam o trabalho de compra pública reuniram-se para discutir as possibilidades de expansão da agricultura familiar para o mercado institucional. A atividade contou com vinte municípios da região e trinta escolas da rede estadual. O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de junho, na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, e foi a primeira etapa do projeto Circuito Alimentação, contando com oficinas de capacitação técnica, mobilização e sensibilização de gestores públicos.

O encontro é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), a Secretaria de Estado e Educação (SEE), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop) vinculada à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF).

A consultora do Intecoop, Juliana Macário de Oliveira, explica que instituições públicas podem comprar diretamente com agricultores familiares. “A escola, por exemplo, pode comprar itens da merenda direto com esses agricultores. Com isso, o material fica mais barato e há segurança alimentar para as crianças, já que esses alimentos não têm agrotóxicos. Além disso, é mais viável para o próprio agricultor, que passa a contar com uma renda fixa.”

A programação foi voltada para a formação dos participantes com temas que abrangeram a agricultura familiar e sua relação com o mercado institucional. Também foram promovidos a capacitação de grupos para trabalhar nessas frentes e o planejamento para a atuação local. Segundo Juliana, a avaliação do evento é positiva. “A presença de membros das escolas, agricultores e instituições que organizam a compra institucional foi expressiva, o que possibilitou o diálogo entre todos, para que possam se preparar melhor para essa compra e venda.”

O encontro recebeu ainda o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).