Estudantes em um dos  atendimentos à população (Foto: Nasfe)

Estudantes em um dos atendimentos à população (Foto: Nasfe)

O Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acaba de completar 10 anos. E, para comemorar, será realizado um encontro na quinta-feira, dia 21, para apresentar à comunidade suas ações, projetos e história. O evento, aberto ao público, conta com a parceria da Pró-reitoria de Extensão (Proex), e ocorrerá às 18h, no Anfiteatro das Pró-reitorias.

O serviço surgiu em março de 2008, após a identificação da necessidade de um setor institucional que pudesse promover um atendimento gratuito, voltado às questões de engenharia, para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Anteriormente, havia o Escritório Escola da Faculdade de Engenharia, que supria essa demanda até a finalização de suas atividades. Segundo o coordenador do Nasfe, professor Jordan Henrique de Souza, ainda em 2008 o Brasil dava um grande passo para a Engenharia e Arquitetura de acesso público, por meio da Lei Federal 11888/2008 que tentou implantar esse serviço nacionalmente.

O Núcleo visa a promover atendimento técnico de qualidade em Engenharia e Arquitetura para as comunidades em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo nos acadêmicos habilidades e competências da prática e da ética profissional e da função social da Engenharia, por meio da orientação e do acompanhamento efetivo dos professores, entendendo como valores o aprendizado contínuo, a proatividade, a responsabilidade social com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Nasfe iniciou o primeiro período letivo de 2018 contando com o trabalho de 30 alunos dos cursos das engenharias Civil, Elétrica e Ambiental e Sanitária; além de Arquitetura; Artes e Design; e Serviço Social, na modalidades de Extensão, Treinamento Profissional e Estágio. “Temos, atualmente, quatro professores ligados diretamente às ações e professores colaboradores. Estamos buscando o aumento do número de docentes para ampliação da capacidade de atendimento”, ressalta Souza.

Mais de 120 projetos entregues

O projeto conta, atualmente, com 55 famílias em processo de atendimento e já entregou 121 projetos. Souza explica como funciona o atendimento: “A cada pedido destas famílias, geramos uma Solicitação de Atendimento, pela qual é agendada uma visita ao local para medição e constatação da situação. Em seguida, temos a fase de projeto e posteriormente a entrega, quando a solicitação é considerada finalizada”.

O grupo atua, ainda, por meio de encaminhamentos institucionais como, por exemplo, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – principalmente no que tange a áreas de risco em assentamentos precários, em municípios como Bicas e São Tiago – e também da Defesa Civil Estadual, para a qual são realizadas avaliações de residências na cidade de São Sebastião da Vargem Alegre.

Senso crítico-social

Para o coordenador, o trabalho dos alunos no Núcleo de Apoio, além de instigá-los na busca de soluções para as problemáticas apresentadas, desperta, neles, um senso crítico-social importante para suas futuras carreiras. “Conseguimos atrelar a prática profissional com a finalidade social de levar um pouco do poder público a esta camada da população. Nós, professores, podemos levar para a sala de aula estas situações reais, pelas quais, além de apresentar nossa visão e possível solução de problemas, podemos instigar os alunos a pensarem em outras soluções.”

O Nasfe conta com uma sala, na Faculdade de Engenharia, onde são realizados os projetos, além de um espaço na sede do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito da UFJF, que desde 2017 é parceira da iniciativa. “Desde que começamos a trabalhar com o Núcleo de Práticas Jurídicas, conseguimos dobrar a capacidade de atendimento. Conseguimos atrelar ao nosso trabalho a assessoria jurídica, oferecendo à população um atendimento mais completo, principalmente nas questões de usucapião e direito de vizinhança.”.

Conforme explica Souza, os alunos participam de treinamentos e capacitações presenciais e à distância, com o intuito de desenvolver uma permanente busca de atualização profissional”. “Neste ano, visando a contribuir para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, desenvolvemos uma vertente do projeto, denominada ‘Nasfe Educação’, através da qual levamos conhecimento técnico de maneira lúdica a crianças de 10 anos da Escola Municipal Augusto Gotardelo, no Bairro Caiçaras.”

A iniciativa já foi pauta do programa “Como Será”, da Rede Globo de Televisão, do Programa Mesa de Debates, da TVE e de inúmeras reportagens de veículos de comunicação regionais. As matérias podem ser conferidas neste link.

Outras informações: (32) 2102-3475 -(Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia)