Mais que a reciclagem dos materiais em si, o principal intuito e êxito do projeto Grana Verde é atuar na conscientização de crianças e jovens sobre questões como sustentabilidade e desperdício. Articulada e supervisionada pelo Núcleo de Empreendedorismo da Faculdade de Engenharia (Nempe), a iniciativa conta com apoio da Coordenação de Sustentabilidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além da colaboração das empresas juniores Code Computação Jr, ACE Jr Assessoria e Consultoria Esportiva, Acesso Comunicação Jr e Ecofarma Consultoria Jr.

Nesta edição, o Grana Verde atua em quatro escolas de Juiz de Fora: Colégio Apogeu, Colégio de Aplicação João XXIII, Escola Estadual Fernando Lobo e Colégio Tiradentes. Nelas, os alunos foram convidados a trocar pilhas e baterias que não estavam mais sendo utilizadas por tickets, as chamadas “granas verdes”. Cada ticket possui um código que, depois de cadastrado no site do projeto, dá direito à participação em um sorteio em que o vencedor ganha R$ 300. A quantia foi levantada com a venda de livros e material didático e será sorteada pela loteria federal no dia 23 de junho. No ano, passado a dinâmica foi semelhante, porém trabalhando com a reciclagem de latinhas.

Integrante do Nempe e professora da Faculdade de Engenharia da UFJF, Alana Adães de Gouvêa comenta o sucesso do projeto, que em menos de um mês alcançou a meta de recolhimento em todas as quatro escolas. “A partir dessa espécie de piloto, nós vamos debater o projeto, ver o que pode ser aprimorado e trabalhar para que as próximas edições sejam ainda mais bem sucedidas.” Ela ainda conta que recebeu telefonemas de pais de alunos que parabenizaram o projeto por levar a Universidade para dentro das escolas, tanto públicas quanto privadas, da cidade.

Comentando a participação das empresas juniores no projeto, o aluno do curso de Engenharia Computacional e membro da Code Computação Jr, Gabriel Rezende fala sobre a recepção por parte dos estudantes. “É interessante porque é uma forma de as empresas juniores estarem atuando em ambientes diferentes do habitual. Quando chegamos em uma escola, os próprios alunos descobrem essas possibilidades que a Universidade disponibiliza, mas que nem todos sabem. Isso os motiva e os ajuda a descobrir o que querem fazer e com quais áreas eles se identificam mais.”

Professora do Departamento de Química e participante da Coordenação de Sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara aponta que a iniciativa dentro das escolas é catalisadora de uma conscientização ainda maior. “As crianças são grandes multiplicadores. Uma vez que eles aprendem, passam a cobrar dos pais e da família toda, fazendo esse papel de relembrar e reforçar a ideia junto aos adultos. Assim, ultrapassamos o ambiente escolar e alcançamos muito mais pessoas.”

No próximo semestre, o projeto deve retomar suas atividades, continuando a trabalhar com a coleta das pilhas e baterias que, após recolhidas, são encaminhadas para a Votorantim, empresa encarregada da parte final do processo. Escolas interessadas em participar da iniciativa podem entrar em contato com o Nempe ou enviar um e-mail para a professora Alana, da Faculdade de Engenharia, através do endereço alana@engenharia.ufjf.br.

Mais informações:

2102-3427 (Nempe – Núcleo de Empreendedorismo da Faculdade de Engenharia)