A LGBTTIfobia e a educação escolar tematizam o último encontro do Seminário promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Inicialmente prevista para 30 de maio, a discussão sofreu alteração na data devido à greve dos caminhoneiros e ocorrerá nesta quarta-feira, dia 20, às 19h. Como nos outros encontros, o evento acontecerá na Sala Paulo Freire da Faculdade de Educação (Faced).

O encontro que finaliza o I Seminário LGBTTIfobia e Educação consiste em uma mesa-redonda que contará com a participação de representantes da Secretaria de Educação de Juiz de Fora; da Secretaria de Educação do Estado;  da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da UFJF.

O professor da Faced e membro do Gesed, Roney Polato, pontuou a importância de ter na discussão personagens que lidam diretamente com a educação. “Em tempos de ataques diretos à autonomia da escola enquanto espaço de crítica e de questionamento, precisamos convocar para a discussão sujeitos que estão diretamente envolvidos nas políticas educacionais de promoção da equidade de gênero e de sexualidade.”

Tendo como foco a experiência de agentes que atuam na educação básica, o seminário LGBTTIfobia e Educação teve outros quatro encontros que ocorreram ao longo do mês de maio. Polato afirma que o evento cumpriu seu objetivo, mas que é necessário um maior envolvimento em discussões como essa na Universidade. “De modo geral, cumprimos nosso objetivo, fizemos a discussão que pretendíamos, tendo a Universidade como instância que precisa fomentar o debate e contribuir para a transformação dos modos como as pessoas lidam com as diversidades sexuais e de gênero. O balanço é positivo, embora tenhamos consciência de que precisamos que a UFJF se envolva muito mais com essas discussões.”

O evento é gratuito e voltado para docentes da educação básica, estudantes de licenciatura e pessoas interessadas pelo tema.

Grupo organiza rodas de conversa sobre combate à LGBTTIfobia

Seminário LGBTTIfobia e Educação reúne professores e estudantes em roda de conversa

Outras informações: gesedufjf@gmail.com

Gesed no Facebook