A Comissão Permanente de Acessibilidade do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) aprovou na reunião do último dia 6 de junho o fluxograma de atendimento a alunos e servidores com deficiência. O documento detalha o passo a passo das demandas envolvendo as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência na instituição.

Atualmente, quando a comissão toma conhecimento de um caso, verifica quais procedimentos podem ser adotados pela universidade para superação das dificuldades identificadas – como mudanças na infraestrutura e contratação de profissionais – e as adequações necessárias para o chamado “atendimento especial”. Cabe a ela também a elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP), com as orientações específicas relacionadas à deficiência.

Segundo o presidente da comissão, Lucas Nápoli, o fluxograma vai complementar esse processo, já que prevê a elaboração de um relatório semestral pelas coordenações de cursos e chefias de setor que possuem estudantes ou servidores com deficiência.

A comissão
Criada em 31 de janeiro do ano passado, a Comissão Permanente de Acessibilidade da UFJF-GV é formada por seis TAEs, dois docentes e dois alunos, que se reúnem todos os meses para desenvolver ações e projetos destinados a tornar o espaço acadêmico mais inclusivo e acessível a todos.

Recentemente, a comissão apresentou uma proposta para que estudantes com deficiência pudessem solicitar pela internet livros e demais obras da biblioteca da FAGV – devido ao local apresentar dificuldades de acesso para pessoas com mobilidade reduzida – e recebê-los na Faculdade Pitágoras. A iniciativa, que foi aceita pela Coordenação Acadêmica, tem facilitado a vida de muitos discentes.

A expectativa da comissão é realizar, ainda este ano, um evento para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre questões de acessibilidade e educação inclusiva no âmbito universitário.