Animação como forma de expressão cinematográfica. Esse é o tema do “Cinema em Foco – Animação e História”, evento organizado pelo grupo de pesquisa CPCine do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que acontece na quarta-feira, dia 20, às 19h, e marca o retorno do projeto ao Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) após dois anos. O encontro contará com a presença do cineasta Maurício Squarisi, produtor do longa-metragem de animação “Café – Um dedo de prosa”, que será exibido no evento.

Co-fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas – um dos maiores núcleos de produção cinematográfica de animação do Brasil – Squarisi detém participações em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais. Sua presença no “Cinema em Foco” será focada na sua experiência em animação e no seu filme mais recente “Café – Um dedo de prosa”, lançado em 2017, que foi dirigido e roteirizado por ele e conta com a atuação da renomada atriz Vera Holtz.

Professora do IAD com pesquisas ligadas ao cinema e audiovisual, Alessandra Brum faz parte da organização do evento e destaca a importância da participação do cineasta no encontro. “Maurício Squarisi é um cineasta que trabalha há muitos anos com animação e participa de um dos principais núcleos de produção de animação do Brasil. Esses motivos fazem o nome dele aparecer imediatamente quando pensamos em fazer o primeiro Cinema em Foco que discute esse tema”.

Cinema em Foco

O “Cinema em Foco” é um projeto de extensão que conta com o apoio da Pró-reitoria de Cultura (Procult) por meio do Mamm e é promovido pelo grupo CPCine. Pela iniciativa, são realizados encontros bimestrais, sempre voltados para o cinema, com exibição e debate de filmes nacionais. Sua última edição havia acontecido em 2017, com a participação do dramaturgo Ruy Guerra.

Para Alessandra, um dos compromissos do projeto é com a aproximação dos acadêmicos com a população de Juiz de Fora. “O Cinema em Foco foi pensado com o intuito de promover a cultura cinematográfica da cidade e promover um estreitamento da comunidade acadêmica em relação a comunidade juiz-forana. Em linhas gerais, ele possibilita uma troca de informações entre acadêmicos, público em geral, pesquisadores, cineastas e técnicos de cinema brasileiros”. O evento é aberto ao público e gratuito.

Trailer do longa-metragem “Café – Um dedo de prosa”

Outras informações: Página do Cinema em Foco no Facebook.