Equipe transmite competição mundial de 14 de junho a 17 de julho (Foto: Twin Alvarenga)

Emoção nas ondas da rádio. Com o objetivo de oferecer uma narrativa diferente para quem se interessa pela Copa do Mundo de futebol, a Rádio Facom realiza a cobertura da competição que acontece na Rússia. De 14 de junho a 17 de julho, alunos e ex-alunos da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irão transmitir 56 partidas da Copa, diretamente do novo estúdio da emissora universitária.

Durante dois meses, bolsistas e jornalistas recém-formados se uniram na Faculdade de Comunicação visando à preparação para a cobertura da Copa do Mundo. Durante o mundial, não só serão transmitidas as partidas, mas também serão emitidos boletins informativos durante todo o dia sobre a maior competição de futebol do planeta.

Bolsista da rádio universitária e membro da equipe esportiva, Hugo Mendes, destaca a paixão dos integrantes como diferencial na cobertura da Rádio Facom. “A liberdade que temos na rádio é fundamental, claro, sempre com a monitoria do professor Márcio Guerra. Mas acredito que o fator principal é a maneira com que fazemos os jogos, com paixão pelo futebol e a busca por realizar o melhor trabalho”.

Mais antigo integrante da equipe esportiva, Thiago Viana parte para sua segunda Copa do Mundo pela rádio. A anterior, em 2014, foi realizada ainda na estrutura antiga da Faculdade de Comunicação. Para Viana, a estrutura da emissora universitária é comparável com a de rádios comerciais. “A gente já tinha o costume de trabalhar na rádio antiga, mas teve uma evolução. Assim como em qualquer emissora comercial, toda a operação é realizada por computador e isso oferece mais facilidade na operação, na edição, e coloca a Facom à par do que temos no mercado”.

Mulheres em campo

A equipe também é formada por cinco alunas com funções divididas na cobertura. Uma delas é a estudante do quarto período de Comunicação Social, Anna Virginia Nascimento, que atuará como repórter. “Não sei ao certo de onde vem o fascínio que tenho por futebol, já que não tenho referências de torcedores apaixonados na família. Mesmo assim meu interesse por jornalismo esportivo foi imediato quando entrei na Facom”, conta a aluna que recentemente concluiu um curso sobre arbitragem.

Anna Virginia avalia a participação de mulheres em coberturas esportivas como uma forma de legitimação de espaço, uma vez que as discussões igualitárias “invadiram também os campos de futebol. Recordo da campanha #DeixaElaTrabalhar e reforço a importância de trazer à reflexão que o lugar da mulher é onde ela quer estar, com suas habilidades e conhecimentos. Quando uma mulher ouve uma repórter falando sobre futebol no rádio, obviamente se sente representada”.

A transmissão da Rádio Facom será realizada on-line pelo link disponibilizado no site da rádio universitária.

Outras informações: Página da rádio no Facebook.