Neste ano, a Omep homenageará, em todo país, 6.506 estudantes de escolas públicas e 985 alunos de escolas privadas (Foto: Arquivo UFJF)

Neste ano, a Omep homenageará, em todo país, 6.506 estudantes de escolas públicas e 985 de escolas privadas (Foto: Arquivo UFJF)

Os estudantes que participaram no último ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e obtiveram bom desempenho serão homenageados no próximo sábado, dia 16, às 14h. A cerimônia contempla os alunos das cidades sob a jurisdição Superintendência de Ensino (SRE) de Juiz de Fora e será realizada no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento vai contar também com a presença de diretores e professores das escolas e autoridades da universidade.

Na solenidade, 65 alunos serão agraciados – sete medalhistas de ouro, 18 de prata e 40 de bronze. Neste evento, os estudantes medalhistas de ouro ganharão apenas o certificado para que possam receber a medalha de ouro na cerimônia nacional, que acontece no Rio de Janeiro, de 31 de julho a 2 de agosto.

Além dos alunos, cinco professores e duas escolas também serão premiadas. Os profissionais receberão um diploma de homenagem pelo desempenho de seus alunos e cada escola receberá um troféu. As duas instituições de ensino premiadas são o Colégio de Aplicação João XXIII e a Escola Estadual Raulino Pacheco, de Rio Novo.

Com o apoio da UFJF, os estudantes medalhistas do ensino básico e médio poderão participar do Programa de Iniciação Científica (PIC-Jr) para desenvolver habilidades na solução de problemas matemáticos e, após ingressar na universidade – independente do curso -, terão direito de acesso ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os projetos são coordenados pelas professoras Beatriz Casulari da Motta Ribeiro e Flaviana Andrea Ribeiro, respectivamente.

De acordo com o professor e coordenador regional da Obmep, Sandro Rodrigues Mazorche, os benefícios  da Olimpíada de Matemática vão além das premiações. “Participar já é um grande benefício para as escolas e para os alunos. Os estudantes têm contato com uma prova totalmente diferente, com exercícios que fogem da forma tradicional de ensino”. Para Mazorche, a Obmep proporciona questões que envolvem raciocínio lógico, intuitivo e que desperta o lado lúdico do aluno para as resoluções.

A Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Criada em 2005, a Olimpíada contou na sua última edição com a participação também das escolas privadas e bateu novo recorde. Ao todo foram 18,2 milhões de inscritos de 53.230 instituições de ensino. No primeiro ano de participação foram inscritos 4.472 colégios particulares.

Pelo desempenho na competição da edição de 2017, a Omep vai contemplar, em todo país, 6.506 estudantes de escolas públicas (500 medalhas de ouros, 1.500 de prata e 4.506 de bronze) e 985 alunos de escolas privadas (76 medalhas de ouro, 227 de prata e 682 de bronze).

Outras informações: (32) 2102-3308 – Departamento de Matemática