Competidores devem programar seus robôs para corrida (Foto Divulgação Linusbot)

Robô deve ser capaz de completar um circuito reconhecendo uma linha preta no chão (Foto Divulgação Linusbot)

Acontece nesta terça, 19, a etapa final da VIII LinusBot – Corrida de Robôs, a partir das 12h, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, aberto a todos os interessados, reúne, nesta edição, calouros do período 2018.1. São 38 alunos divididos em cinco equipes, que aprendem a montar um robô seguidor de linha (LinusBot) capaz de completar um circuito reconhecendo uma linha preta no chão.

Este reconhecimento é feito por sensores instalados na parte de baixo dos robôs e, na parte da frente, por sensores sônicos que identificam a distância do robô em relação ao obstáculo colocado na pista, fazendo-o desviar do mesmo. Além da construção dos robôs Linus, os estudantes precisam criar um código que os guie durante a prova.

A competição é organizada pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica (PET Elétrica) e visa aproximar os calouros ao mundo do desenvolvimento de projetos. Integrante do PET, David Knop, destaca que a iniciativa possibilita aos novatos lidarem com a prática logo no primeiro período. “O LinusBot é um incentivo a eles no início do curso, em que a quantidade de matérias teóricas é maior e pode desestimular seu interesse. Participando do projeto, os calouros conseguem aplicar toda a teoria que aprendem à criação do robô, o que estimula sua caminhada.”

Os participantes têm aulas teóricas e práticas com os próprios veteranos que participam do PET sobre eletrônica e programação, principalmente. Durante todo o processo, são desenvolvidas habilidades em eletrônica básica, plataforma arduíno, lógica de programação e pesquisa autônoma, entre outras. O projeto ainda possibilita à equipe organizadora o aperfeiçoamento de competências relacionadas à aplicação de projetos.

Esta última etapa do programa, a competição entre as equipes, é aberta ao público, e a equipe vencedora ganha prêmios, assim como a que tiver a torcida mais animada. A plateia também participa por meio quiz de conhecimentos gerais feito pelo PET e do sorteio de brindes.

Outras informações
PET Elétrica no Facebook