40966893444_71ed73834f_z

Sheyla Mara defendeu a dissertação “Relação entre os determinantes de satisfação dos clientes em serviços de salão de beleza baseado no modelo de Tinoco (2011): um estudo na cidade de Juiz de Fora (MG)” (foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Competência técnica, higienização e individualização de utensílios, entendimento das necessidades dos clientes, limpeza do ambiente e localização conveniente estão entre os fatores que aparecem como determinantes para clientes selecionarem os salões de beleza, segundo apontou a pesquisa de mestrado da acadêmica Sheyla Mara Schreider. A dissertação foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ainda sobre os aspectos apontados para identificar a preferência das pessoas que procuram pelos serviços ofertados, a pesquisadora pontuou os “horários convenientes de atendimento, possibilidade de marcar hora, compromisso com horário marcado, exatidão do serviço realizado e segurança.” Neste contexto, foi também constatada uma dependência entre os determinantes valor e preço.

O trabalho foi realizado baseado em dados de satisfação coletados em Juiz de Fora, cidade onde a pesquisadora atua como coordenadora do tecnólogo em Estética e Cosmética de uma Universidade particular. Sheyla conta que seu interesse pelo tema surgiu ao perceber que, com poucos estudos nessa área, os empresários e donos de salões de beleza em Juiz de Fora ainda precisam ampliar os conhecimentos sobre as medidas mais importantes a serem adotadas. “Conhecer esses determinantes de satisfação possibilita aos responsáveis focar suas estratégias de maneira mais posicionada nos atributos de qualidade percebida pelos clientes, desenvolvendo seu negócio”, destaca a acadêmica.

A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira, Sheyla aplicou um questionário composto de nove questões de múltipla escolha com o objetivo de identificar a opinião dos usuários em relação aos determinantes que geram satisfação aos clientes de salões de beleza. “As questões podiam ser respondidas com uma, várias ou nenhuma alternativa, o objetivo foi o de verificar a relação entre as múltiplas variáveis qualitativas ordinais.” Em seguida, para o desenvolvimento da segunda etapa, ela utilizou um questionário com os atributos de qualidade percebidos pelos clientes e que estavam presentes na literatura. Logo, pediu que os participantes realizassem uma ordem de hierarquia entre esses elementos, ou seja, ordená-los de acordo com o grau de importância que os atribuíam.

A pesquisadora considera que o trabalho adquire importância social já que trata de fatores que podem favorecer uma empresa. “O proprietário pode incorporar atributos específicos aqui sugeridos ou aplicar a pesquisa diretamente a seus clientes e ter uma melhor percepção das questões mais importantes para aquele grupo. Além disso, contribui academicamente para novas pesquisas relacionadas a esse segmento dada a falta de trabalhos que tratam especificamente desse assunto.”

O professor orientador Danilo de  Oliveira Sampaio afirma que o estudo merece destaque por tratar de um mercado em contínuo crescimento no Brasil e que abrange uma larga cadeia produtiva. “O mercado de salões de beleza em Juiz de Fora cresce cada vez mais e emprega muita gente. A pesquisa possibilita o aprimoramento dos salões existentes e a abertura de novos, já que mostra aos empresários que esse negócio trará grandes lucros em médio prazo, com o fim da crise econômica do Brasil.”

Contatos:
Sheyla Mara Schreider (mestranda):
sheyla.schreider@globo.com

Danilo de  Oliveira Sampaio (orientador- UFJF):
danilo.sampaio@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio (orientador-UFJF)
Prof. Dr. André Francisco Alcântara Fagundes (UFU)
Prof. Dr. Jorge Alberto Velloso Saldanha (UFRRJ)

Outras informações: (32) 2102-3802- Programa de Pós- Graduação em Administração