Público interage na primeira edição do projeto (Foto: Divulgação)

A segunda edição do projeto de extensão “O museu tá na praça” acontecerá no próximo domingo, dia 17, na Praça Ágora (em frente ao Jardim Sensorial), no Centro do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), das 9h às 12h.

O projeto, do curso de Turismo da UFJF, consiste na realização da exposição  “Imagens da Cidade”, composta de reproduções de obras do acervo do Museu Mariano Procópio (Mapro) –  que não está exposto para a população. Assim, a comunidade em geral poderá conhecer diversas obras importantes. A mostra será apresentada de forma dinâmica e interativa, visando a conscientização e a educação patrimonial dos participantes.

Pessoas, entidades ou escolas interessadas em participar das atividades, devem enviar e-mail para museutanapraca@gmail.com, contendo o nome da instituição, e-mail e telefone do responsável, número de participantes. O projeto é coordenado pela docente Camila Benatti.

Extensão

O programa de extensão “As práticas de educação patrimonial para o fortalecimento da democratização cultural, do exercício da cidadania e da preservação da memória no Museu Mariano Procópio” é coordenado pela professora da UFJF Miriane Sigiliano Frossard e reúne sete atividades: “Museu tá na praça”; “Férias no museu”; “Encontros no jardim”; “Vozes da memória”; “Turismo no museu”; “Pesquisa de público”; e ‘Ciclo de palestras”. São ações que visam a conceber e fortalecer ações de educação patrimonial, assim como arte, memória, ecologia e lazer, em parceria com o Museu Mariano Procópio (Mapro).

O programa visa a atender, especialmente, a comunidade acadêmica, as escolas públicas de ensino básico e a integrantes de grupos comunitários e de organizações não-governamentais de Juiz de Fora. Além de frequentadores da UFJF e moradores da região com o objetivo de promover o  desenvolvimento do exercício da autonomia, da cidadania, da identidade, da diversidade cultural, assim como de promover a difusão artística e a preservação da memória local e do ambiente natural.

Conheça mais sobre as práticas extensionistas no Museu Mariano Procópio através do blog: http://oturismonomuseu.wordpress.com