Nos dias 21 e 22 de junho, acontece o III Encontro de Economia Aplicada (EEA), organizado pelo Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições podem ser realizadas até a data do evento pelo Siga mediante a contribuição de 1 kg de alimento não perecível ou apresentação de comprovação de doação de sangue de até dois meses retroativos à data de início do evento.

Segundo o coordenador do PPGE e do evento, Ricardo Freguglia, espera-se consolidar o III EEA como instrumento de divulgação e interesse de estudantes e jovens pesquisadores para a área de Economia. “A ideia é garantir a realização de um evento capaz de catalisar forças e conhecimento de grupos de pesquisa e instituições nacionais e internacionais com expertise na área bem como difundir o saber, contribuindo para a formulação de políticas, em especial as públicas, no Brasil”.

Programação

A programação do evento contará com a presença de palestrantes internacionais, dentre os quais o professor Mark Horridge (Victoria University, Austrália) que fará a abertura do evento, no dia 21, com a palestra “Aggregating a CGE database — how to treat CES elasticity values?” buscando uma discussão metodológica envolvendo Equilíbrio Geral Computável. No mesmo dia, Thomas Gall (University of Southampton, Reino Unido) apresenta o estudo “Redistributing Access through University Admission” discutindo as formas de acesso às universidades, finalizando com a fala da professora Maria de Fatima Salgueiro (ISCTE-IUL, Portugal) “Inter-Industry Wage Differentials: A Structural Equation Modelling Approach” apresentando as diferenças salariais com base em modelos de equações estruturais.

Palestrantes nacionais também farão parte das mesas, como Fernando Daniel Chague (FGV-EESP) com “Inattentive Retail Investors” discutindo aspectos relacionados a finanças e a mesa de encerramento “Reforma da Previdência, regras fiscais e crescimento econômico”, com Marco Cavalcanti (Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) discutindo o caso brasileiro.

Segundo Freguglia, os nomes dos palestrantes estão relacionados às principais linhas de pesquisa existentes no PPG em Economia da UFJF, discutindo questões sócio-econômicas e acadêmicas relevantes em âmbito nacional e internacional. Além das palestras, ocorrem entre os dias de evento sessões para apresentações e debates de artigos submetidos para o Encontro.

Compromisso social

Desde sua primeira edição o Encontro incentiva a doação de sangue e busca arrecadar alimentos para entidades filantrópicas locais. Segundo Ricardo Freguglia, no último evento, as doações foram destinadas à Aldeias SOS.

Outras informações: http://www.ufjf.br/encontroeconomiaaplicada