Nesta terça-feira, 12, acontece, no auditório do Serviço Social, a segunda etapa do 1º Ciclo de Palestras Socius. Iniciativa do grupo de pesquisa Socius, ligado à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento visa a discutir, de 17h30 às 19h45, a questão dos conselhos municipais, sua efetividade e as dificuldades para seu funcionamento.

O Ciclo, como um todo, traz a ideia de questionar práticas e concepções vistas como dominantes através do desenvolvimento de um pensamento crítico, abordando aspectos da administração pública e da relação público/privado. A segunda palestra, de tema “Por que os Conselhos municipais não funcionam? Entraves federativos para a participação popular no Brasil” será ministrada pelo professor Nilo Lima de Azevedo, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, e visa a esclarecer sobre variáveis e argumentos pouco explorados em trabalhos similares, como o federalismo, a coordenação de políticas públicas e a accountability.   Com isso, será possível entender o papel dessas instituições participativas dentro dos sistemas de políticas públicas nacionais e como é pensado seu controle e monitoramento.

Responsável pelo grupo de pesquisa, o professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Ângelo Brigato Ésther, explica como se deu a escolha do tema para este novo encontro. “O professor Nilo é uma pessoa que tem um domínio e conhecimento de um tema atual, necessário e que precisa ser melhor compreendido para se aperfeiçoar a prática e a dinâmica de atuação dos conselhos municipais.” Ângelo afirma ainda que já percebe uma boa aceitação do Ciclo pela comunidade acadêmica e que tem como objetivo trazer também a comunidade externa para a UFJF.

A primeira palestra aconteceu no dia 3 de maio, com o tema “Responsabilidade Social em um contexto de globalização dos mercados: estudo comparado da articulação de políticas públicas no setor farmacêutico do Brasil e Espanha”. Um segundo encontro foi marcado no dia 24 de maio para promover um debate sobre “Segredos de Estado e Democracia: Trajetória política legal de classificação de documentos no Brasil e no México”, entretanto, o evento não chegou a acontecer devido à greve dos caminhoneiros. No total, o Ciclo contará com cinco encontros, com um intervalo de cerca de duas semanas entre eles.

Este é um evento aberto a toda a comunidade acadêmica e que emite certificados de participação. Para isto, basta que o interessado preencha o formulário de inscrição disponível on-line ou se inscreva no próprio local, antes do início da palestra.

Outras informações: (32) 2102-3521 (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis)